quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ciro volta a xingar senadora do PT do Ceará e agora chama Janaína Farias de ‘cortesã’, termo associado à prostituição

 ‘Em vez de ser uma assessora de alcova, agora vou substituir: ela é uma pessoa que organizava as festas do Camilo’, disse ex-ministro

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) renovou suas críticas à senadora Janaína Farias (PT-CE) nesta quarta-feira (24). Em entrevista, ele classificou a parlamentar, que assumiu o posto do ministro Camilo Santana (Educação) no Senado, como “cortesã”, termo frequentemente associado à prostituição.


Ciro reiterou sua opinião de que Janaína não possui qualificações para o cargo, durante uma entrevista à rádio Jangadeiro BandNews, de Fortaleza (CE). Ele afirmou: “Qual é o mérito dela? Usei uma expressão mais moderada, disse que era ‘assessora para assuntos de alcova [quarto]’, e o mundo veio abaixo sobre mim. […] Em vez de ser uma assessora de alcova, agora vou substituir: ela é uma pessoa que organizava as festas do Camilo”.


Apesar de suas declarações, ele negou que houvesse machismo em seus comentários, questionando: “O que tenho eu a ver com a vida de Camilo? Nada. O que tenho eu a ver com a vida dela? Nada. Mas ‘colocá-la’ no Senado? A voz do Ceará no Senado? A mulher cearense representada no Senado por uma cortesã. Isso é machismo?”.


Em resposta, a senadora Janaína Farias criticou as declarações de Ciro e reiterou sua intenção de processar o ex-ministro. Ela afirmou: “A violência política contra as mulheres é um problema que precisamos erradicar de nossa sociedade. Infelizmente, ainda é uma prática comum e desesperada de quem não consegue tolerar a ascensão de lideranças femininas. Mas é importante deixar claro que os ataques proferidos por esse senhor, conhecido por suas atitudes misóginas, estão sendo levados à Justiça e é lá que ele terá que responder por esse comportamento inaceitável”.


Em entrevista ao site A Notícia do Ceará no início do mês, Ciro Gomes afirmou que a senadora era “assessora de assuntos de cama” do ministro da Educação, Camilo Santana. Ele também declarou que Janaína realizava “serviço particular” de “harém”.


As declarações de Ciro Gomes foram repudiadas pelas bancadas femininas tanto na Câmara Federal quanto no Senado. Ciro Gomes e Camilo Santana são adversários políticos no Ceará.


A primeira suplente, Augusta Brito (PT), deixou o Senado para assumir um cargo na secretaria, a convite do governador Elmano de Freitas (PT). De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, esse movimento foi articulado por Camilo nos bastidores para promover Janaína, que é cotada para concorrer à prefeitura de Crateús.


Fonte: Agenda do Poder com informações do UOL.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário