Entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Canil da PM aconteceu na noite desta terça (22)
A Câmara Municipal de Apucarana se reuniu solenemente na noite desta terça-feira (22), para prestar homenagem com a entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Canil da Polícia Militar. A honraria é de autoria do vereador Moisés Tavares (PP). Conduzida pelo presidente da Casa de Leis, Luciano Molina (AGIR), a sessão solene contou com a presença dos vereadores Tiago Cordeiro de Lima (PDT) e Rodrigo Lievore Recife (MDB).
Além dos parlamentares, também estavam presentes o coordenador de Segurança da Prefeitura, tenente-coronel Marcos José Facio, representando o prefeito Junior da Femac; o capitão Thiago Federovicz Mendes dos Santos, representando o Canil; o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Israel Aparecido de Carvalho; a presidente do Conseg, Ana Maria Schimidt; a médica veterinária Raquel Scaff, representando os apoiadores do Canil, entre outras autoridades, imprensa e convidados.
Para o vereador Moisés Tavares, a existência do canil enaltece a figura do policial militar e do batalhão, e quem ganha com os serviços prestados é a comunidade. “Muito feliz em ser o autor desta honraria que reconhece o grande trabalho realizado pelo canil da Polícia Militar em Apucarana e na região”, reforça.
O capitão Thiago agradeceu a homenagem e falou sobre o treinamento dos agentes caninos. “Estamos muito felizes com essa homenagem. Esse é o resultado do nosso serviço. É importante ressaltar que nossos cães não passam por maus-tratos, nem são viciados em drogas, como algumas pessoas imaginam. Eles são cães diferenciados e treinados para trabalhar, e são recompensados conforme conseguem atingir o objetivo. Tudo é sempre uma brincadeira. Para eles, o trabalho é sempre positivo”, explica.
10 anos de Canil
Inaugurado em 23 fevereiro de 2015, o Canil da Polícia Militar de Apucarana começou com cinco policiais voluntários: o aspirante a oficial Thiago, hoje, o capitão Thiago; o aspirante a oficial Adriano; e os soldados Rodrigo, Augusto e Rubian. O canil trabalha valorizando a ação de cães, devidamente treinados, no suporte de diversas ações policiais.
Os agentes caninos atuam na apreensão de drogas, armas e captura de bandidos, entre outras ações militares, além de participarem do projeto "Cão Amigo", voltado para o trabalho de apoio emocional e terapia ocupacional com crianças de Apaes de Apucarana e região, de lares e de escolas municipais. Desta forma, acumulam a função operacional com a filantrópica.
O primeiro cão a executar esse trabalho e foi também o cão que localizou a 1ª droga foi o Golden Retriever “Thor”. Atualmente a equipe conta com cinco cães que trabalham no serviço operacional: Rinti, Zara, Smoke, Buddy e Hela.
Recentemente, o projeto "Cão Amigo", desenvolvido pelo 102 Batalhão da Polícia Militar de Apucarana e pelo Canil da PM, foi reconhecido nacionalmente, ocupando a 6ª melhor posição no Prêmio de Educação Darcy Ribeiro, concedido pela Câmara dos Deputados.
Fonte: Câmara Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário