segunda-feira, 1 de abril de 2024

Bolsonarista Filipe Barros é o novo líder da oposição na Câmara dos Deputados

 

Filipe Barros irá assumir o comando da oposição ao governo do presidente Lula em substituição ao deputado carlos Jordy

Dep. Filipe Barros (PSL - PR)
Dep. Filipe Barros (PSL - PR) (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

 

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) irá assumir o comando da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados, substituindo Carlos Jordy (PL-RJ), a partir deste mês. Segundo o jornal O Globo, Jordy está deixando o cargo para se dedicar à sua pré-candidatura à prefeitura de Niterói (RJ). Filipe Barros também é pré-candidato à Prefeitura de Londrina, no interior do Paraná.

A transição já era prevista para o início deste ano, entretanto, parlamentares optaram por manter Jordy à frente da oposição como um ato de protesto, após ele ter sido alvo da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em janeiro. A operação visa identificar indivíduos envolvidos no planejamento, financiamento e incitação de atos antidemocráticos ocorridos no interior do estado do Rio de Janeiro entre outubro de 2022 e o início de 2023.

De acordo com as investigações, Jordy é suspeito de promover atos antidemocráticos contra o resultado das eleições presidenciais de 2022, incluindo bloqueios de rodovias na região interiorana do Rio. O inquérito da PF revelou que o deputado trocava mensagens com indivíduos envolvidos nestes atos, participando de grupos de WhatsApp e fornecendo orientações sobre o tema. Na ocasião, Jordy classificou as medidas de busca e apreensão em sua casa e gabinete na Câmara como "autoritárias" e negou envolvimento nos atos antidemocráticos.

Filipe Barros ganhou destaque como relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propunha a inclusão de um módulo de voto impresso ao lado das urnas eletrônicas a partir das eleições de 2022, uma das principais reivindicações de bolsonaristas e partidários da extrema direita.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário