terça-feira, 23 de abril de 2024

Ato golpistas: 88 pessoas ainda estão presas por participação no 8 de Janeiro

 Ao longo dos últimos 15 meses, Moraes autorizou o cumprimento de penas em regime semiaberto ou aberto para 1.557 pessoas

Ainda estão presas 88 pessoas sob prisão em decorrência de sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, segundo dados divulgados pelo gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados ao caso.


Segundo Guilherme Amado, do Metrópoles, entre os detidos, 42 já tiveram a denúncia criminal recebida pela Justiça, sendo formalmente considerados réus. Outros 33 estão sob investigação em inquéritos, enquanto 13 já foram condenados.


Ao longo dos últimos 15 meses desde o episódio do 8 de Janeiro, Moraes autorizou o cumprimento de penas em regime semiaberto ou aberto para um total de 1.557 pessoas. Essas medidas incluem o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de saída do país.


No último domingo (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) renovou seu pedido de anistia para os envolvidos nos eventos do 8 de Janeiro. Esse posicionamento contradiz declarações anteriores do próprio Bolsonaro, que chegou a caracterizar os atos golpistas como uma “armadilha da esquerda”, sugerindo a presença de infiltrados no grupo responsável pelos atos de depredação às sedes dos Três Poderes.


Fonte: Agenda do Poder com informações do Metrópoles


Nenhum comentário:

Postar um comentário