Além da disponibilidade das doses ao longo da semana nas unidades básicas de saúde (UBS), em um total de 25 pontos de atendimento, a Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana vai realizar a vacinação contra a gripe também aos sábados. A ampliação da estratégia, que tem início no dia 27 deste mês e será realizada por quatro finais de semana consecutivos, objetiva ampliar os índices de imunização, atualmente em 25,69% da população alvo, que tem como prioridade pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, profissionais de saúde, educação e segurança, entre outros definidos pelo Ministério da Saúde.
A ampliação foi definida em reunião realizada nesta quinta-feira (18/04), no gabinete municipal, entre o prefeito Júnior da Femac, o secretário Municipal de Saúde, Dr. Emídio Bachiega, o superintendente de Vigilância em Saúde, Marcelo Viana, o coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luciano Simplício Sobrinho, o coordenador do setor de Combate a Endemias, Mauro de Aguiar Almeida e a superintendente da AMS, Ana Karine Alves Vieira.
Segundo frisa o prefeito Júnior da Femac, a ação aos sábados abrangerá pontos regionalizados de vacina em escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEI’s), estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas, como supermercados, além do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bolivar Pavão, que irão funcionar também aos domingos. “Desta forma, teremos o Lagoão e a “Bolivar Pavão” ofertando a vacina contra a gripe de forma ininterrupta, de segunda a segunda. Já a imunização aos sábados, nas escolas e CMEI’s, será feita de forma regionalizada, sendo uma região por final de semana, até atender toda a cidade. Ao promovermos a vacina em estabelecimentos comerciais, também facilitamos o acesso à imunização às pessoas que não têm tempo hábil para acessar as UBS durante a semana”, argumenta o prefeito Júnior da Femac.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março e segue até 31 de maio. “A Saúde de Apucarana está trabalhando bastante a questão da prevenção às doenças. Dessa vez, vamos ampliar o trabalho de vacinação contra a influenza, que é a gripe. Uma doença que deixa a pessoa acamada, mais que pode gerar um internamento e até evoluir para um óbito em casos mais graves”, alerta Dr. Emídio Bachiega, secretário Municipal de Saúde, pontuado que 25% da população alvo já foi vacinada em Apucarana.
“Importante frisar que as doses da vacina contra a gripe continuam à disposição da população de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 as 16h30, em 25 unidades básicas de saúde. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante. Com relação à vacinação aos sábados, a partir desta definição com o prefeito Júnior da Femac, vamos agora definir o cronograma de locais e horários, por final de semana, com início no dia 27 deste mês”, esclarece Bachiega. No que tange o índice de cobertura vacinal, o secretário contextualiza que, no Brasil é de 19,07%, e no Paraná é de 18,54% da população alvo.
Relação das 25 Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra a gripe
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário