domingo, 10 de março de 2024

Wellington Dias reforça apelo à ONU por uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

 O presidente Lula disse que pretende acabar com a fome até 2026

Wellington Dias Wellington Dias (Foto: Roberta Aline/MDS)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, detalhou a proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante reunião com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, nesta sexta-feira (8). O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014, mas voltou em 2022, com mais de 33 milhões de pessoas enfrentando esta dificuldade, conforme relatório publicado no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU). No mundo todo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende acabar com a fome até 2026.

"A Aliança não será do G20, mas de todos os países e organizações que quiserem trabalhar juntos", destacou o ministro. "Precisamos do apoio da ONU de duas formas. Primeiro, para que seus escritórios nos países membros da Aliança sirvam como porta de entrada para a coordenação de esforços, financiamento e assistência técnica. Segundo, para que o sistema das Nações Unidas abrigue o mecanismo de apoio central às operações da Aliança", explicou.

Em 2023, foi lançado o programa Brasil Sem Fome. O plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios para alcançar cerca de 100 metas traçadas, com o objetivo de tirar novamente o Brasil do mapa da fome. São três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional: alimentação saudável da produção ao consumo e; mobilização para o combate à fome.

Em dezembro de 2023, o Governo Federal publicou três decretos criados para fortalecer a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Decreto Nº 11.820 instituiu a Política Nacional de Abastecimento Alimentar e dispõe sobre o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB). O Decreto Nº 11.821 trata dos princípios, objetivos, eixos estratégicos e diretrizes que orientam as ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. Por fim, o Decreto Nº 11.822 institui a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário