Dado mostra recuperação do setor, um dos
mais atingidos pela pandemia
Por Agência Brasil - No
ano passado, o turismo brasileiro cresceu 7,8% e teve um faturamento em torno
de R$ 189,4 bilhões, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo a entidade, o dado
consolida a recuperação do setor, que foi um dos mais atingidos pela pandemia
do novo coronavírus.
Só no mês de dezembro, o aumento foi de 1,1% sobre o mesmo
mês de 2022, com um incremento de R$ 18,1 bilhões, o melhor resultado para um
único mês desde o início da pandemia, em 2020.
No desempenho anual, o resultado positivo foi puxado
principalmente por atividades como locação de meios de transporte, que
apresentou alta de 18,3% no período. Somente o segmento de viagens rodoviárias
não teve um bom desempenho em 2023, com queda de -4%.
Já o resultado do mês de dezembro foi puxado pelo segmento
de alojamento, que cresceu 15,7%, e pelo faturamento do transporte aéreo
(4,4%). As agências de veículos também melhoraram o desempenho (10,8%),
consolidando o ano positivo, assim como o segmento de alimentação, com
restaurantes e bares (8%). Por outro lado, houve queda no transporte
rodoviário, com perda de 19,9% em relação a dezembro de 2022.
O estudo é baseado nas informações da Pesquisa Anual de
Serviços, mediante dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de
Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os
valores são corrigidos mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo
(IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o
turismo.
Apesar dos bons resultados e de uma expectativa de melhora
nas condições econômicas das famílias brasileiras, o setor teme pelo fim do
Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “A entidade
trabalha ativamente pela manutenção do Perse, visto que o programa, criado em
2021 para socorrer o segmento de eventos – que trabalha com muitas atividades
turísticas, tem papel relevante para o resultado final. Há um consenso entre
especialistas e observadores do setor que a medida contribuiu significativamente
para manter investimentos das empresas, renegociar dívidas e gerar novos postos
de trabalho depois do período pandêmico”, escreveu a Fecomercio.
Fonte:
Brasil 247 com Agência Brasil
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