Jovens com idades entre 11 e 17 anos que integram os programas Pré-Aprendiz e Jovem Cidadão participaram nesta quarta-feira (20/03), na sede do Sesc Apucarana, de uma palestra de abertura do Programa Aprender e Jogar. Através da iniciativa, os aprendizes terão acesso à conhecimentos de informática básica, preparação para o ENEM – com aulas de redação e raciocínio lógico -, e iniciação esportiva, além de preparação para “Entrevista no Mercado de Trabalho”.
A ação integra convênio com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego e Centro de Qualificação Total da Prefeitura de Apucarana. No início das atividades, que até o mês de dezembro vão beneficiar 100 crianças e jovens, o prefeito Júnior da Femac foi representado pelo superintendente da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego e diretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas. “Esta é mais um etapa de um trabalho desenvolvido há longos anos pela prefeitura e Sesc, além de outros parceiros, visando preparar a nossa juventude para acertar na vida. Em Apucarana, através da gestão do prefeito Júnior da Femac, estamos preocupados em desenvolver políticas públicas que ofereçam oportunidades para que nossos jovens tenham uma vida feliz e sabemos que os principais caminhos para a realização, pessoal e familiar, são o trabalho e a educação. Também tem grande papel neste processo a iniciativa privada, com as empresas abrindo suas portas para que esses jovens tenham a primeira experiência na questão do emprego”, observou Vilas Boas, agradecendo aos empresários que ao longo dos anos têm sido parceiros dos programas de aprendizagem e também ao Sistema S. “Em Apucarana o Sistema S tem nos ajudado muito. Dentro do programa Pré-Aprendiz, por exemplo, temos turmas no Senac, no Senai e no Sesc”, disse o superintendente.
O “Aprender e Jogar”, explica o gerente-executivo do Sesc Apucarana, Ronaldo Romani Ficagno, é um projeto social e de iniciação esportiva do Sesc Paraná que visa desenvolver a cultura corporal do movimento e também ações de acompanhamento nas áreas da saúde, educação e iniciação profissional.
Voltado a crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos, é realizado em todo o estado desde 2013, já tendo atendido mais de 6 mil crianças e adolescentes em todo o Paraná, distribuídos em 32 unidades. “É um programa de contraturno escolar que temos desenvolvido em Apucarana nos últimos anos dentro da unidade do Sesc. Até dezembro, os jovens terão acesso à parte esportiva, aulas de informática, aulas de música e, os que estão no ensino médio, também um preparatório para o Enem”, explicou o gerente-executivo do Sesc Apucarana, ressaltando que se trata de uma ação conveniada com a Prefeitura de Apucarana dentro do Programa de Comprometimento com a Gratuidade e Programa de Iniciação Esportiva do Sesc Paraná. “O objetivo é que possamos auxiliar e influenciar os alunos a buscarem o aperfeiçoamento e sucesso em suas vidas após o projeto”, conclui.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário