Irregularidades no processo eleitoral levaram à Intervenção da Executiva Nacional; decisão provocou um racha na sigla em SP
A Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) decidiu anular as eleições que determinaram a nova composição do diretório estadual em São Paulo, resultando na escolha de Marco Vinholi, ex-secretário de João Doria, como presidente. A decisão, tomada na sexta-feira (08), foi motivada por duas representações que apontaram irregularidades no processo eleitoral realizado na quarta-feira (6), destaca o G1.
Uma das principais questões levantadas foi o formato da votação, que teria ocorrido de forma virtual e com voto aberto, enquanto o estatuto prevê votação presencial e voto secreto. Diante dessas violações, a Executiva Nacional optou por invalidar o pleito. A decisão provocou um racha dentro da sigla.
Em resposta, Marco Vinholi e a Executiva Estadual do PSDB de São Paulo emitiram uma nota afirmando que o resultado das eleições reflete a vontade da "imensa maioria" do partido no estado. Segundo a nota, a convenção do partido, realizada em 18 de fevereiro, contou com a participação de lideranças de todo o país, seguindo o regramento estatutário. A eleição da executiva estadual, inicialmente agendada para a mesma data, foi adiada duas vezes, até ocorrer em 6 de março.
A nota destaca que a reunião contou com 97 votantes de um diretório com 105 membros, representando mais de 92% de participação.
Ainda não está definido como será composta a executiva provisória até que novas eleições sejam realizadas, o que pode gerar mais turbulência dentro do partido.
Fonte: Brasil 247 com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário