Boulos obtém vitória na Justiça Eleitoral contra Ricardo Nunes. Fotomontagem
A Justiça Eleitoral de São Paulo rejeitou a solicitação do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para que Guilherme Boulos (PSOL) retire de suas mídias sociais postagens sobre a pesquisa Datafolha referente à corrida eleitoral divulgada na última segunda-feira (11). No cenário com todos os pré-candidatos já anunciados, Boulos aparece com 30% das intenções de voto, contra 29% do atual prefeito, com uma margem de erro de três pontos percentuais.
Em uma publicação em seu Instagram, o candidato do PSOL declarou: “Datafolha confirma, Boulos está liderando nas intenções de voto”. O argumento da contestação judicial foi de que o político causava desinformação ao ignorar que há um empate técnico entre ele e Nunes, dentro da margem de erro.
“Essas divulgações caracterizam uma conduta irregular e precisam ser interrompidas imediatamente, pois essa forma de divulgação serviu para criar uma percepção de desempenho diferente das verdadeiras intenções de voto”, argumentaram os advogados do prefeito.
Entretanto, o juiz Antonio Zorz aceitou os argumentos de Boulos de que não havia informações falsas sendo divulgadas. “Não há em nenhum lugar da ilustração publicada a afirmação de que o requerente lidera as pesquisas de forma isolada”, afirmou a defesa do candidato do PSOL. Para o magistrado, o ponto levantado por Nunes não tem potencial suficiente para “causar confusão ou transtorno para aqueles que tomam conhecimento da nota [postagem]”.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário