terça-feira, 12 de março de 2024

Lula destaca estudo que indica a retirada de 13 milhões de brasileiros do mapa da fome em 2023: "Governo Federal trabalhando"

 “Governo Federal trabalhando para tirar o Brasil do Mapa da Fome mais uma vez”, diz o presidente

(Foto: REUTERS/Adriano Machado | Tânia Rêgo/Agência Brasil | Freepik)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou na rede social X (antigo Twitter), nesta terça-feira, um estudo que indica  a retirada de 13 milhões de brasileiros do mapa da fome em 2023.

“Governo Federal trabalhando para tirar o Brasil do Mapa da Fome mais uma vez”, destacou o presidente. 

Saiba mais -  Uma pesquisa mostra que o número de brasileiros que passam fome caiu de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023. O estudo é uma iniciativa do do Instituto Fome Zero, encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As informações são do G1.

A projeção, divulgada nesta segunda-feira (11), foi feita a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE e considera duas situações de insegurança alimentar: a Insegurança Alimentar Moderada e Insegurança Alimentar Grave:  O instituto estima que, após subir de 20,6% para 32,8% entre 2018 e 2021, o nível de insegurança alimentar caiu desde então e chegou a 28,9% em 2023.

De acordo com o estudo, a redução estimada na quantidade de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar grave no país está relacionada à queda do desemprego, com a dinâmica favorável dos preços, especialmente dos alimentos.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário