quarta-feira, 13 de março de 2024

Levantamento revela retomada do correto e democrático investimento publicitário público na mídia digital independente

 

Folha de S Paulo contabiliza anúncios do Governo Federal em 2023 e constata: Globo retoma a liderança de Record e SBT, beneficiadas por Temer e Bolsonaro

 Um levantamento contábil realizado pelo jornal Folha de S Paulo em planilhas públicas disponibilizadas pela Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto demonstra que o Jornal Nacional, da TV Globo, recebeu R$ 24 milhões em publicidade oficial do Governo Federal em 2023. O programa jornalístico, segunda maior audiência do canal e da televisão brasileira em ranking que foi liderado pela telenovela Renascer, foi o principal destino das verbas publicitárias palacianas. De acordo com a soma realizada pelos jornalistas da Folha, o segundo maior destino das campanhas de publicidade da Secom foi o Fantástico, também da Globo, com R$ 11,7 milhões.

Na compilação de dados do jornal paulista os veículos das Organizações Globo receberam R$ 118,4 milhões de verbas publicitárias federais. O Grupo Record recebeu R$ 33,7 milhões e o SBT, R$ 22,5 milhões. A trinca de empresas de comunicação que têm canais de TV como cabeças de suas redes lidera a captação publicitária pública. Em 4º lugar no ranking vem a empresa multinacional Meta, detentora do Facebook, Instagram e Whatsapp, destino de R$ 13,4 milhões das verbas do Governo Federal.

De acordo com a Folha de S. Paulo, em seu texto, “os dados disponíveis mostram que 53% da verba publicitária do governo foi direcionada para TVs, incluindo canais fechados, mas esse percentual costuma cair durante a confirmação e pagamento das inserções. Isso porque veículos maiores, como a Globo, são mais rápidos do que rádios e empresas regionais no envio dos dados sobre veiculações já realizadas”.O Tik Tok recebeu R$ 5,5 milhões, o Google, R$ 4,3 milhões e o X (antigo Twitter), 3,7 milhões. O texto do jornal mostra também que “o governo voltou a investir em veículos que não haviam sido incluídos nos planos de mídia de 2020 a 2022, durante o governo Bolsonaro, como a (própria) Folha, que recebeu R$ 648,9 mil em 2023, conforme o painel da secretaria, e os jornais O Globo (R$ 859,4 mil) e O Estado de S. Paulo (R$ 593,1 mil)”. A Folha de S Paulo não deixa de registrar que “o Brasil 247 (R$ 697,4 mil), Portal Fórum (R$ 343,6 mil) e Diário do Centro do Mundo (R$ 222,4 mil)” também foram reinseridos - corretamente - na distribuição de mídia publicitária federal. De acordo com o texto do próprio jornal, “esses veículos não receberam verba das gestões de Michel Temer (MDB) e de Bolsonaro.”O Brasil 247, veículo que completou 13 anos de existência neste 13 de março de 2023, como sabem os nossos milhões de visitantes únicos, assinantes e apoiadores da TV 247, é apartidário e independente, comprometido com o desenvolvimento nacional, tem forte audiência na internet e no Youtube e foi escolhido pelo iBest, no voto popular, como o melhor canal de Política do País. O Brasil 247 se mantém por meio de assinaturas e anunciantes públicos e privados.

Fonte: Brasil 247

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