terça-feira, 19 de março de 2024

Haddad rebate críticas e diz que equilíbrio fiscal será alcançado no médio prazo: 'ninguém faz mágica'

 

Ministro da Fazenda ressaltou desafios e estratégias para garantir estabilidade econômica e aprimorar o sistema tributário durante evento promovido por Esfera Brasil e MBCBrasil

Fernando Haddad
Fernando Haddad (Foto: Reuters/Adriano Machado)


Durante um evento promovido por Esfera Brasil e MBCBrasil nesta terça-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou a importância do novo arcabouço fiscal para colocar o Brasil em uma trajetória de equilíbrio fiscal a médio prazo, destacando que "ninguém faz mágica" nesse processo de reestruturação das contas públicas, destaca reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Haddad explicou que, segundo análises de organismos internacionais e agências de risco, o país está caminhando para um equilíbrio financeiro no médio prazo. Ele também abordou a implementação da reforma tributária, salientando a necessidade de antecipar resultados previstos e garantir uma transição cuidadosa para o novo modelo.

"A partir do mês que vem, nós terminamos de mandar a lei complementar, regulamentando a reforma. [...] Em 2026 começa a transição, que vai até 2032, e todo o cuidado nessa transição é necessário para que nós possamos concluir [esse processo] com êxito", afirmou o ministro.

Haddad reconheceu os desafios envolvidos na reforma tributária, especialmente no que diz respeito aos impostos sobre a renda, ressaltando a importância do diálogo com a sociedade para elaborar propostas que sejam bem recebidas pelo Congresso Nacional.

"Estamos diante de um novo marco fiscal que, a julgar pela análise dos principais organismos internacionais, inclusive as agências de risco, colocam esse país numa trajetória de equilíbrio no médio prazo, porque ninguém também faz mágica de colocar o país numa trajetória de equilíbrio, depois de tudo que nós vivemos nos últimos anos", finalizou Haddad

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal Folha de S. Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário