quinta-feira, 14 de março de 2024

Golpe com deep fake: “Fizeram chamada de vídeo com meu rosto pra pedir R$ 600”


Hanna e Karla: mãe recebeu chamada de vídeo suspeita. (Foto: Reprodução)

 Hanna Gomes, advogada criminal de 34 anos, e sua mãe, Karla Pinto, de 50, escaparam por pouco de um sofisticado golpe virtual. Em Brasília, Karla recebeu uma chamada de vídeo aparentemente de Hanna, solicitando um empréstimo de R$ 600. No entanto, Hanna nunca realizou tal ligação.

Ao notar inconsistências, como a blusa diferente de Hanna e o pedido de transferência para a conta de uma amiga, Karla desmascarou os golpistas ao questionar detalhes pessoais. Suspeita-se que os criminosos tenham utilizado inteligência artificial para criar uma imagem semelhante à de Hanna.

O caso foi reportado à Delegacia de Crimes Virtuais da Polícia Civil do Distrito Federal para investigação. A especialista em direito digital e inteligência artificial, Bruna Zanini, alerta que golpes desse tipo são cada vez mais comuns e oferece dicas para evitar cair em armadilhas virtuais.

“Hoje é muito fácil simular um vídeo ou áudio, existem várias inteligências artificiais que facilitam esses mecanismos. Por um pequeno trecho de um vídeo original, é possível recriar uma nova fala, totalmente manipulada. Por isso sempre digo: desconfie de tudo o que encontrar na internet”, disse Zanini.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário