segunda-feira, 18 de março de 2024

Gleisi critica Bolsonaro por busca anistia em candidatos a presidência da Câmara: “Estarrecedor”


Gleisi Hoffmann, líder nacional do PT. Foto: Reprodução

 Gleisi Hoffmann criticou neste domingo (17) a notícia de que Jair Bolsonaro vai apoiar candidatos a presidência da Câmara dos Deputados e Senados se os mesmos lhe derem anistia caso seja preso.

“O cara que diz não ter medo de ser preso só pensa em ser anistiado! É estarrecedora a notícia de que Jair Bolsonaro está chantageando os candidatos à presidência da Câmara, com a exigência de apoio prévio a uma anistia pelos crimes que cometeu”, comentou a presidente do PT, no X (antigo Twitter). “O bolsonarismo, a extrema-direita e os golpistas continuam ameaçando o país e envenenando a democracia. Precisam ser contidos e punidos enquanto é tempo”.

Jair Bolsonaro e seu grupo político condicionam seu apoio à escolha dos próximos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, em 2025, à aprovação de um projeto de lei que garanta anistia ao ex-presidente em caso de condenação pela Justiça.

Atualmente, Bolsonaro conta com uma situação favorável na Câmara para obter aprovação da anistia, mas enfrenta resistência no Senado, principalmente sob a liderança de Rodrigo Pacheco.

No entanto, a eleição de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado é vista como uma oportunidade para o grupo de Bolsonaro, já que ele poderá precisar do apoio da direita para uma eventual reeleição em 2026, quando se espera que a maioria da Casa seja da direita.

Partidos como o PL, de Bolsonaro, e o PP apoiam essa estratégia, preferindo uma proposta legislativa que necessite apenas de maioria simples para aprovação, em vez de uma Emenda à Constituição, mais complexa.

Essa abordagem vem ganhando força à medida que as investigações contra Bolsonaro avançam. A execução desse plano pode desencadear um embate entre os poderes Legislativo e Judiciário nos próximos anos, afetando também o Executivo.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário