sexta-feira, 15 de março de 2024

Fenômeno La Niña pode ocorrer durante o segundo trimestre de 2024


América Latina, tecnicamente, suplantando a onda de calor que caracterizou o primeiro trimestre do ano, conhecida como fenômeno La Niña.

(Foto: Unsplash)

As atuais alterações de temperatura durante o primeiro trimestre de 2024 parecem ser causadas pelo chamado fenómeno El Niño, que provoca um aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico tropical, gerando alterações atmosféricas mais propensas à seca em grande parte do país. Trópicos, principalmente nos países da América Central e do Sul, incluindo o Brasil. Contudo, para as diferentes regiões do país não tem tido o mesmo impacto e espera-se que, durante o resto do mês de Março e principalmente durante a Semana Santa, ocorram precipitações significativas.

previsão do tempo em Santa María do Rio Grande do Sul, indica que, nas próximas semanas, as precipitações serão mais frequentes, e isso pode estar relacionado a uma mudança nas correntes do oceano Pacífico, o que geraria um resfriamento anormal dessas águas. gerando novas chuvas em grande parte da América Latina, tecnicamente, suplantando a onda de calor que caracterizou o primeiro trimestre do ano, conhecida como fenômeno La Niña. 

No entanto, não se sabe exatamente como os acontecimentos poderão desenrolar-se, uma vez que as alterações climáticas produziram um fenómeno El Niño mais intenso do que nos anos anteriores, gerando grandes secas em todo o continente, afetando até o comércio internacional com a seca do Canal do Panamá.

A seca vai acabar no Brasil?

Parece que as atuais previsões climáticas no Brasil tendem a chuvas torrenciais pontuais nos próximos meses, geradas pelo já mencionado resfriamento do Oceano Pacífico, porém, as chuvas mais importantes poderão ocorrer durante a Páscoa, com a Zona de Convergência Intertropical, o que trará frentes frias do Oceano Atlântico, e que podem durar até aproximadamente 5 de abril, segundo modelos climáticos.

No entanto, estas previsões foram feitas sem ter em conta uma possível interrupção do fenómeno El Niño, embora isso possa não significar o fim da seca, embora signifique o fim das ondas de calor percebidas nos últimos meses. Abril, Maio e Junho podem tornar-se meses muito chuvosos, seguindo as tendências climáticas da região, que correspondem a uma estação seca e uma estação chuvosa que se sucedem a cada aproximadamente 6 meses. Contudo, com as alterações climáticas também se espera que a estação chuvosa possa ser mais curta do que nos anos anteriores. 

Portais como o Meteum acompanham de perto o comportamento dos fenômenos climáticos no Brasil e podem dar pistas sobre um eventual fim da seca extrema. E as mudanças climáticas podem gerar climas extremos nos dois sentidos, e poderemos estar enfrentando um ano turbulento em termos climáticos para o Brasil.

O que se pode esperar para o resto do ano?

Infelizmente, os atuais modelos climáticos não são suficientemente precisos para prever as mudanças que ocorrerão ao longo de um ano inteiro. Ainda mais em um país com climas tão extremos como o Brasil, que costuma oscilar entre secas e chuvas intensas. No entanto, muitos especialistas prevêem um 2024 mais seco devido às alterações climáticas.

É necessário que os brasileiros e quem visita o país na Semana Santa tenham previsões especiais sobre possíveis chuvas torrenciais que poderão ser geradas em grande parte da costa atlântica do país, bem como no norte e noroeste dela.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário