quinta-feira, 14 de março de 2024

Deputados da base e da oposição reclamam do valor do pedágio no Paraná: “Preços próximos da antiga concessão”

 

Praça de pedágio na BR-277, em São José dos Pinhais (Foto: Franklin de Freitas)

A divulgação dos preços dos novos pedágios no Paraná, cujas cobranças serão retomadas nos próximos dias, virou assunto na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta quarta-feira (13 de março). E tanto entre deputados da base como entre aqueles da oposição, houve reclamação com relação aos valores a serem praticados.

Luiz Claudio Romanelli (PSD), por exemplo, destacou que os valores que serão cobrados a partir de agora estão muito próximos daqueles que já eram praticados no fim da antiga concessão, em novembro de 2021. Já o líder da oposição, Requião Filho (PT), também chamou a atenção para os valores do novo modelo de pedágio – segundo ele, criado no Governo Bolsonaro, com apoio do Governador Ratinho Júnior, e assinado sem questionamentos pelo Governo Lula.

“Os custos do pedágio continuarão em patamares elevados, com preços parecidos com os da antiga concessão, com poucas exceções”, avaliou Romanelli, citando que algumas tarifas divulgadas ficaram acima das projeções calculadas por sua assessoria técnica. “A ANTT deliberou por uma correção de 15,75% sobre o preço que foi à leilão, cuja referência era outubro de 2021”, apontou.


Requião Filho, por sua vez, também lamentou a tabela anunciada. E é só o início! Não tem tarifa mais barata. Aconteceu exatamente o que nós havíamos alertado. Nem começou e já tem correção de preço em cima da tarifa. É uma cópia do pedágio antigo, sem garantia de obras e que vai gerar problemas para a economia paranaense. O Paraná, nas próximas três décadas, vai sofrer com esse pedágio e não foi por falta de aviso”, declarou.


Impacto do novo pedágio sobre o transporte


Uma das preocupações já manifestadas pelo parlamentar governista é o impacto do novo pedágio sobre o transporte. “A questão do transporte é complexa, porque onera a economia como um todo. O setor de cargas sofrerá um impacto significativo nesta nova concessão, pois agora não haverá aquele desconto automático para eixos comerciais, que chegava a 15%. Agora, vale a tarifa cheia para os caminhões”, explicou.


Romanelli exemplifica a situação ao comparar o pedágio anterior na descida da Serra do Mar, para um caminhão de seis eixos, e a nova tarifa que será cobrada. “Antes esse caminhão de seis eixos pagava R$ 117,00 e agora vai pagar R$ 135,60. São valores retirados de tabelas oficiais”, destacou. Ele também citou que em São Luiz do Purunã, um veículo de seis eixos pagava R$ 53,40 e passará para R$ 52,20, uma diferença a menor de 2,3%.


Patamar das tarifas reflete a modelagem construída


Ainda segundo Romanelli, o patamar das tarifas reflete a modelagem que foi construída, que exige investimentos significativos na modernização dos principais trechos do sistema rodoviário paranaense. “Agora o Paraná tem um contrato de concessão mais moderno, com obrigações objetivas e muito mais controle sobre as concessionárias. A expectativa é que o contrato seja efetivamente executado”, disse.


O deputado também pontuou a condição ruim das rodovias e a decisão de início da cobrança do pedágio antes da recuperação completa dos trechos. “Sempre foi anunciado pelos órgãos envolvidos que antes do início da cobrança do pedágio haveria uma completa recuperação da via, inclusive com nova sinalização. Isso não vai acontecer e as melhorias devem ser feitas ao longo do ano”.


Fonte: Bem Paraná

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