domingo, 17 de março de 2024

Convênio de R$ 26,3 milhões garante viadutos e trincheira na PR-444, em Mandaguari

 Governador esteve na cidade para marcar o início das obras, que recebem investimento de R$ 26,3 milhões, dos quais R$ 24,3 milhões do Estado. intercessões ficam no entroncamento com a BR-376 e vão agilizar o tráfego no principal corredor de ligação entre Londrina e Maringá e os demais municípios da região.

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (15) em Mandaguari, no Norte do Paraná, para marcar o início das obras de dois viadutos e de uma trincheira na PR-444. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (15) em Mandaguari, no Norte do Paraná, para marcar o início das obras de dois viadutos e de uma trincheira na PR-444. Com investimento de R$ 26,3 milhões, fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o município, as obras ficam no entroncamento com a BR-376 e vão agilizar o tráfego e dar mais segurança no principal corredor de ligação entre Londrina e Maringá e os demais municípios da região.

O trecho revitalizado recebe diariamente um grande fluxo de veículos e é formado por um complexo de indústrias em ambas as margens da rodovia. Por isso, as obras vão agilizar o tráfego diário de veículos e o crescimento da região. O Governo do Estado repassou R$ 24,3 milhões para viabilizar os projetos, enquanto a prefeitura de Mandaguari entrou com uma contrapartida de quase R$ 2 milhões.

Ratinho Junior salientou que a rodovia é estratégica, já que o eixo que vai desde Ibiporã, no Norte, até Paiçandu, no Noroeste, vem recebendo muitas indústrias. "A nossa obrigação é garantir uma infraestrutura de qualidade aos municípios, para que as empresas se instalem e gerem empregos", afirmou. "Essas obras também fazem a ligação entre o parque industrial e a parte urbana de Mandaguari, promovendo integração com segurança, para que não tenha mais tantos acidentes, garantindo a mobilidade e a estruturação de um grande corredor de desenvolvimento".

Ele pontuou, ainda, que as estruturas fazem parte de um grande pacote de intercessões que a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística está viabilizando em diversos municípios. Entre os exemplos estão os viadutos da Bratislava, em Cambé; da PUC, em Londrina; do Catuaí, em Maringá; e os da BR-376, em Sarandi.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, lembrou que o anteprojeto das obras, que são executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), foi doado por empresários do município, através da Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari (Aceman). "Essa união garantiu que as obras saíssem do papel. Com isso, vamos colocar um ponto final em mortes e acidentes, trazendo segurança e mobilidade a uma região tão próspera", ressaltou.

Segurança também foi o principal ponto destacado pela prefeita Ivonéia Furtado ao falar sobre as obras. "Primeiramente é a segurança. Tivemos várias vidas ceifadas na PR-444, por onde passa gente de São Paulo, Campinas, de vário lugares", disse. "E esse grande investimento de R$ 26 milhões vai trazer para o município mais segurança, comodidade, trafegabilidade, crescimento e desenvolvimento".

OBRAS – Os viadutos, que têm um prazo de conclusão de 550 dias, vão melhorar o fluxo de veículos, evitando congestionamentos. As alças de acesso vão facilitar a ligação dos bairros às empresas da região e as vias marginais vão melhorar a segurança e a fluidez do trânsito.

A primeira intercessão, o Viaduto Cafezal, fica na altura do quilômetro 35 da rodovia e terá 420 metros de extensão. A terraplanagem do local já está bastante avançada e as armações dos pilares do lado direito da rodovia também estão estruturadas. Além disso, 14 das 16 vigas do viaduto já foram concretadas.

A segunda é o Viaduto Copel, com mil metros de comprimento, que fica a cerca de um quilômetro da primeira, e também está com a terraplanagem avançada, além de ter sido iniciada a armação da base dos pilares. Já a trincheira fica na altura da Estrada Alegre, no quilômetro 38, e terá 630 metros de extensão. Ela vai permitir a passagem de pedestres e ciclistas por baixo da rodovia, sem a necessidade de atravessar a pista, o que vai garantir mais segurança em um trecho onde ocorriam muitos acidentes, inclusive com vítimas fatais.

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O Governo do Estado repassou R$ 24,3 milhões para viabilizar os projetos, enquanto a prefeitura de Mandaguari entrou com uma contrapartida de quase R$ 2 milhões. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

Fonte: AEN

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