terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil assume o 4º lugar no ranking global de confiança do consumidor

 

Estudo do Instituto Ipsos revela avanço significativo no Índice de Confiança do Consumidor brasileiro, impulsionado por perspectivas otimistas e fatores econômicos

Consumidor faz compras em supermercado do Rio de Janeiro
Consumidor faz compras em supermercado do Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

 O Brasil conquistou o 4º lugar no ranking mundial de confiança do consumidor, segundo o Global Consumer Confidence Index de fevereiro, elaborado pelo Instituto Ipsos. Neste levantamento, o país se destaca acima da média global de 49,1 pontos entre os 29 territórios avaliados, registrando 58 pontos. Esse resultado representa um avanço de quase 2 pontos em relação a janeiro de 2024 e um aumento de 0,4 pontos na comparação anual.

Apenas Índia, Indonésia e Tailândia superaram o Brasil neste ranking, que lidera entre as nações da América Latina. O México aparece em seguida, com 57,5 pontos, seguido pela Colômbia, com 51,2 pontos.

Em entrevista à CNN, Marcos Calliari, CEO do Ipsos no Brasil, atribui essa melhoria ao otimismo do mercado com as projeções de crescimento do PIB nacional e ao impacto positivo no bolso dos brasileiros devido à manutenção da bandeira verde nas contas de luz pela Aneel.

O resultado positivo de fevereiro quebra uma tendência pessimista dos três meses anteriores. Calliari observa que historicamente janeiro é um mês mais desfavorável para a confiança do consumo, devido às dívidas decorrentes das compras de fim de ano. Ele também destaca a situação da Argentina, que registrou uma queda de 2,7 pontos em fevereiro em comparação com janeiro, após um breve período de otimismo após a eleição de Javier Milei no início do ano.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário