quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Macron pede a Netanyahu que pare os ataques israelenses a Gaza

 Agora também o governo francês defende o fim das ações militares israelenses em Gaza

Vítima palestina dos ataques de Israel na Faixa de Gaza e Emmanuel Macron (Foto: Reprodução | Reuters)

Prensa Latina - O presidente da França, Emmanuel Macron, instou nesta quarta-feira (14), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a encerrar as operações militares israelenses na Faixa de Gaza, onde são relatadas dezenas de milhares de vítimas civis.  

Segundo o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, numa conversa telefônica o presidente francês alertou o seu interlocutor para os danos humanos e a situação humanitária na Faixa de Gaza, sob bombardeios  indiscriminados e um bloqueio total por parte de Israel. 

Macron manifestou também oposição a uma ofensiva contra a cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, onde se refugiam cerca de 1,4 milhão de palestinos, cidade alvo de agressão nos últimos dias. 

Nesse sentido, o presidente disse a Netanyahu que os ataques a Rafah só podem levar a uma nova magnitude do desastre humanitário, tal como o deslocamento forçado da população de Gaza.

O chefe de Estado francês insistiu na violação do Direito Internacional Humanitário que constitui o deslocamento de civis e alertou para os riscos de uma escalada regional do conflito.

Macron também se referiu ao compromisso com a segurança de Israel e defendeu a libertação de todos os reféns ainda detidos pelo Hamas.

Macron apelou à solução de dois Estados, vivendo em paz e segurança, como a única solução viável para o conflito e a crise de longa data no Médio Oriente, posição que defendeu esta quarta-feira.

Na véspera, a França sancionou quase trinta colonos israelitas responsáveis ​​pela violência contra os palestinos na Cisjordânia ocupada, uma medida que consiste numa proibição administrativa de entrada em território francês.

Não foram divulgadas as respostas de Netanyahu.

Fonte: Brasil 247 com Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário