sábado, 17 de fevereiro de 2024

Fim das fake news? Big Techs fazem acordo para evitar interferências em eleições


Urna eletrônica. Foto: Antonio Augusto / TSE

 Um consórcio composto por 20 das principais empresas de tecnologia globais, incluindo a OpenAI, Google, X (ex-Twitter), TikTok e Meta (proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp), anunciou na sexta-feira (16) a assinatura de um acordo para evitar a interferência de conteúdos enganosos gerados por inteligência artificial nas eleições mundiais de 2024.

De acordo com comunicado divulgado pelas empresas, elas se comprometeram a colaborar no desenvolvimento de ferramentas para detectar e combater a disseminação online desse tipo de conteúdo, além de conduzir campanhas educacionais e fornecer transparência sobre suas abordagens.

O acordo foi revelado durante uma conferência de segurança em Munique, Alemanha, e contou com a adesão de empresas como Adobe, Amazon, Anthropic, Arm, ElevenLabs, Google, IBM, Inflection AI, LinkedIn, McAfee, Meta, Microsoft, Nota, OpenAI, Snap Inc., Stability AI, TikTok, Trend Micro, Truepic e X.

O documento, com três páginas, estabelece metas e princípios gerais, como o desenvolvimento de tecnologias para mitigar riscos, a identificação da distribuição de conteúdo enganoso e a transparência sobre as abordagens adotadas pelas empresas.

É importante ressaltar que o acordo não menciona nenhum país especificamente e destaca a preocupação com mais de 40 nações, abrangendo mais de 4 bilhões de pessoas, que terão eleições em 2024. Isso evidencia o alcance global e a relevância do compromisso assumido pelas empresas de tecnologia para garantir a integridade dos processos eleitorais em todo o mundo.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário