terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Apucarana inscreve famílias para programa de acolhimento infanto-juvenil


 A Prefeitura de Apucarana realiza neste mês de fevereiro uma capacitação de interessados em integrar o Programa Família Acolhedora. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Assistência Social, possibilita que crianças e adolescentes afastados mediante medida protetiva do convívio dos pais ou outros responsáveis, sejam acolhidos provisoriamente na casa de famílias capacitadas.

A capacitação acontecerá nos dias 20, 22 e 27, no período da noite (a partir das 19 horas em local a ser definido). “Trata-se de um chamado aberto a todas as famílias apucaranenses interessadas, independente de sua composição. Capacitação gratuita, que tem como intuito ampliar o número de famílias acolhedoras em nosso município”, diz Jossuela Pirelli, secretária da Assistência Social.

As famílias habilitadas ao acolhimento serão acompanhadas por assistente social e psicóloga da prefeitura durante todo o período. As inscrições para a capacitação devem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro no site da prefeitura, no endereço https://www.apucarana.pr.gov.br, ou presencialmente na sede do Serviço de Acolhimento Familiar, localizada na Rua Prof. Erasto Gaertner, 418 – Centro. “Estamos promovendo uma grande mobilização para a realização deste importante evento de formação e habilitação de novas famílias acolhedoras. Nossa equipe da Assistência Social, por exemplo, realizou nesta terça-feira uma apresentação do programa e convidou todas as professoras e coordenadoras da rede municipal de ensino para participar, ilustrou Jossuela.

O prefeito Júnior da Femac frisa que Apucarana é acolhedora por natureza. “Possuímos instituições sociais que realizam trabalho de excelência e, dentro da nossa gestão, atuamos para dar amparo a todos para que nenhuma pessoa se sinta excluída. E neste contexto o “Família Acolhedora” complementa a política de atenção às crianças e adolescentes, podendo oferecer um ambiente familiar a vítimas de abandono, maus tratos e violências diversas”, assinala o prefeito.

Como é – O Programa Família Acolhedora assiste apucaranenses com idades entre zero e 18 anos incompletos. Pela lei, à família participante é destinada uma bolsa-auxílio mensal por criança ou adolescente acolhido, que deve ser usada exclusivamente para despesas com alimentação, higiene pessoal, lazer e material de consumo.

Serviço: Informações adicionais sobre o programa e processo de inscrição para a capacitação podem ser obtidas pelo telefone 3308-1439 ou aplicativo de mensagens WhatsApp 99967-0354.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário