quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Apucarana compartilha políticas públicas com mulheres de Marialva

 

Um grupo de mulheres que participa de atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Marialva esteve em Apucarana nesta quinta-feira (15/02) para conhecer programas desenvolvidos pelas secretarias da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), da Assistência Social e da Agricultura.

Chefiada pela primeira-dama e secretária da Assistência Social, Valéria Alves, a comitiva marialvense iniciou a visitação pela Casa do Mel, na Vila Nova, que funciona como um espaço compartilhado de projetos que integram o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino. No local, elas foram recepcionadas pelas secretarias Denise Canesin (Semaf) e Jossuela Pirelli (Assistência Social) que repassaram detalhes sobre as políticas públicas desenvolvidas em Apucarana. Na sequência, acompanharam um edição do Programa Feira Verde, no Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago) iniciativa que troca material reciclável por produtos hortifrutis e, posteriormente, conheceram a Horta Solidária do Espaço Empreender.

Esta é a segunda vez que Marialva vem a Apucarana para conhecer experiências bem sucedidas. “Hoje nossas mulheres fazem diversos cursos e seguem seu caminho. Então percebemos que precisamos fechar essa engrenagem e verificamos que Apucarana faz muito bem este processo de continuidade após a capacitação. Queremos implementar em Marialva um programa nos moldes de Apucarana para que após concluírem um curso nossas mulheres possam se organizar para produzir e gerar renda para suas as famílias como acontece no programa de Economia Solidária”, explicou Valéria Alves, primeira-dama e secretária da Assistência Social de Marialva. De acordo com ela, a prefeitura já identificou um local central e está realizando reformas para desenvolver o projeto. “Agradeço toda a receptividade de Apucarana, por estar sempre com as portas abertas para repassar boas práticas”, disse.

A secretária Denise Canesin salientou às visitantes que o prefeito Júnior da Femac não pode estar presente devido a compromissos já agendados em Curitiba. “O Programa de Economia Solidária completa 10 anos. Trata-se de um programa de governo municipal consolidado e premiado, que atende integralmente a mulher. Implementado em 2014 tendo como objetivo ser uma válvula aberta para atender mulheres em situação de violências, sobretudo a doméstica, a partir de 2019, na gestão do prefeito Júnior da Femac, a iniciativa se fortaleceu para dar ainda mais independência econômica, empoderamento e protagonismo às apucaranenses”, afirmou a secretária. Com cerca de 1,6 mil pessoas capacitadas em 55 turmas, atualmente a iniciativa figura com 15 espaços para comercialização compartilhados cedidos pela administração municipal em vários bairros de Apucarana em segmentos econômicos diversos.

Denise também falou sobre o Programa de Hortas Solidárias da Prefeitura de Apucarana que funciona atualmente em 42 locais, somando cerca de 16 mil metros quadrados de plantio. Mais de 3,4 mil pessoas beneficiadas diretamente pelas atividades instaladas em locais como escolas, unidades de saúde, entidades de assistência social e até na unidade de Apucarana da Polícia Científica. “Um programa que promove saúde, inclusão e bem-estar social, além de gerar trabalho e renda à população”, resumiu Denise.

A secretária da Assistência Social de Apucarana, Jossuela Pirelli, afirmou que é sempre um prazer para Apucarana, através da gestão Júnior da Femac, promover a troca de experiência. “Apresentamos alguns projetos realizados pela nossa secretaria como o “De Bem Comigo”, que atende mulheres com kit de higiene íntima e o “Kit Maternidade”, que beneficia gestantes que passam por consultas pré-natal na rede pública e é uma parceria com a Saúde”, confirmou a secretária. “O prefeito Júnior cobra sempre esta integração, trabalho em conjunto, que simboliza força e união de toda equipe em torno de um único objetivo, que é entregar sempre o melhor serviço para a população. E essa também foi uma mensagem que repassamos à comitiva de Marialva”, concluiu Jossuela.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário