O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo criticado após uma declaração durante sua visita à fábrica da Volkswagem em São Bernardo do Campo, região do ACB Paulista, na última sexta-feira (2).
Ao vivo no Jornal das Dez, da GloboNews, Aline Midlej se juntou a Eliane Cantanhêde para atacar o petista e afirmou que a fala do presidente sobre uma jovem negra “reforça estereótipo, associações negativas que tendem a inferiorizar a figura de uma pessoa negra quando não se consegue entender que hoje estamos ocupando espaços importantes”.
“Quando o presidente tem a oportunidade de frear esse tipo de associação, ele faz o contrário: reforça esses estigmas em torno da população negra. Então, presidente, vá estudar”, disse.
Na ocasião, Lula interagiu de maneira descontraída com uma jovem aprendiz da empresa. Ao conversar com a jovem, o presidente contou suas suposições iniciais, mencionando que pensou que ela fosse cantar, “batucar alguma coisa” ou que era “namorada de alguém”.
Na sequência, Lula apresentou a jovem como “a mais importante aprendiz” da Volkswagen: “Essa moça foi premiada como a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso que queremos fazer para as pessoas neste país”.
Antes do comentário de Midlej, Eliane Cantanhêde disse que Lula “tinha tudo para sair só com manchetes positivas”. “Mas é capaz de jogar tudo fora com uma gracinha, com um populismo barato que é totalmente inadequado. (…) Como é que o presidente Lula comete esse tipo de deslize? Eu acho que está na alma dele”, criticou.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário