quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

VÍDEO: Curitiba é acusada de enviar moradores de rua para Balneário Camboriú


Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) acusa Curitiba (PR) de enviar pessoas em situação de rua para sua cidade. Foto: Reprodução

 A Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) acusa a Prefeitura de Curitiba (PR) de enviar pessoas em situação de rua para a sua cidade. Vídeo publicado nas redes sociais pela secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, mostra um ônibus com um grupo de supostos moradores de rua sendo transferidos.

Segundo a secretaria, o ônibus chegou em Balneário Camboriú na última sexta (5) e uma equipe de Abordagem Social foi até o local após receber uma denúncia. O grupo teria descoberto que as pessoas em situação de rua receberam passagens em Curitiba e ido até a cidade catarinense.

Barichello afirmou que está estudando as “medidas cabíveis” e que vai tomar “providências” contra o caso. “Mais uma noite de absurdos que passamos aqui em nossa cidade… as providências já estão sendo tomadas e continuamos firmes na luta”, diz a secretaria.

Segundo o serviço de Abordagem Social, a denúncia foi feita por uma passageira do ônibus em que o grupo de moradores de rua estava. Segundo a equipe da pasta, um dos passageiros mostrou as passagens que confirmam a compra pela Prefeitura de Curitiba.

Não foi possível identificar quantas pessoas foram supostamente transferidas, já que alguns correram do local ao serem abordados, segundo a imprensa local.

Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú, a gestão de Curitiba estaria comprando passagens para pessoas em situação de rua para municípios aleatórios.

A Prefeitura de Curitiba nega a acusação e diz que apenas oferece passagens para pessoas que querem voltar aos seus municípios de residência. A gestão municipal ainda alega que exige comprovação de vínculo com a cidade.

“A Prefeitura de Curitiba não confirma as informações veiculadas em vídeos. A Fundação de Ação Social (FAS) informa que apenas atende pessoas com concessão de passagens que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade em que deseja viajar. A concessão é feita somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, além do contato com familiares na cidade de origem. Ressaltamos que a Fundação de Ação Social de Curitiba respeita as diretrizes e política nacional de atendimento às pessoas em situação de rua”, afirmou a cidade paranaense em nota.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário