A programação para o 8 de janeiro, que marca um ano desde a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, está focada em ressaltar a importância da democracia. Executivo, Legislativo e Judiciário estão unidos na ideia de transformar a data em uma celebração da “vitória da democracia”.
Uma exposição no Supremo Tribunal Federal (STF), com cerimonial às 14h liderado pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, é um dos eventos planejados. A exposição apresentará peças danificadas e fragmentos das depredações ocorridas em 8 de janeiro de 2023, além de imagens da resistência do STF. Aberta ao público no dia seguinte, das 13h às 17h, a exposição busca destacar a resiliência democrática.
Outro destaque será um evento no Salão Negro do Congresso Nacional às 15h, com expectativa de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em termos de logística e segurança, a Esplanada dos Ministérios estará parcialmente fechada para a passagem de veículos e pessoas na segunda-feira.
Um efetivo de 250 homens da Força Nacional e 2 mil policiais militares do Distrito Federal estarão presentes, conforme necessário. Apesar disso, até o momento, não foram detectadas grandes mobilizações para novos atos golpistas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram um protocolo de segurança, com um repasse de R$ 3,6 milhões em investimentos para fortalecer a segurança pública.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário