quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Protestos pedindo proibição de partido de extrema-direita ganham força na Alemanha

 Milhares de cidadãos enfrentaram temperaturas abaixo de zero e neve para protestar contra a Alternativa para a Alemanha (AfD), que está em segundo lugar nas pesquisas nacionais

Manifestantes protestam contra partido de extrema-direita alemão AfD em Colônia 16/01/2024 (Foto: REUTERS/Jana Rodenbusch)

(Reuters) - Os protestos contra o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) estão ganhando força após a divulgação de que dois membros do alto escalão do partido participaram de uma reunião para discutir planos de deportação em massa de cidadãos de origem estrangeira.

Embora o partido há muito tempo se oponha aos imigrantes, as propostas de deportação de "cidadãos não assimilados" para "um Estado modelo no norte da África", relatadas pelo canal Correctiv, atingiram um ponto sensível na Alemanha. Alguns os compararam ao plano inicial dos nazistas de deportar os judeus europeus para Madagascar.

"O limite já foi ultrapassado há muito tempo", disse o manifestante Stephan Kalsh em uma manifestação em Colônia na noite de terça-feira, onde muitos manifestantes pediram que o partido fosse banido.

Essa foi a última de uma onda de protestos em todo o país que atraiu dezenas de milhares de pessoas desde que a história foi divulgada na semana passada. Alguns contaram com a presença de autoridades de alto escalão, como o chanceler Olaf Scholz e a ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock.

Fonte: Brasil 247 com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário