Um dos temas que devem ser discutidos entre as duas lideranças é o possível acordo entre Mercosul e União Europeia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o presidente do Paraguai, Santiago Peña, na próxima segunda-feira (15), às 11h. no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Um dos temas que serão discutidos entre as duas lideranças é o possível acordo entre Mercosul e União Europeia. Além de Brasil e Paraguai, Argentina e Uruguai integram o bloco sul-americano.
Europeus querem ter mais acesso ao mercado brasileiro, mas, conforme o governo Lula, estão fazendo poucas concessões nas áreas em que países do Mercosul são competitivos. Lideranças do Brasil e da Europa também negociam um acordo sobre a sustentabilidade. As punições ainda estão sendo debatidas caso uma das partes não cumpra os compromissos assumidos no Acordo de Paris (2015) para a preservação ambiental.
O acordo UE-Mercosul chegou a ter um anúncio de conclusão em 2019, mas nem todos os pontos foram pactuados. A proposta precisa ser aprovada pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário