quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Lewandowski deve escolher procurador-geral de São Paulo para a Secretaria Nacional de Segurança

 Sarrubbo tem uma carreira de 34 anos dedicados à segurança pública e conta com apoio de ministros do STF. Ele é próximo de Alexandre de Moraes e visto como pragmático

Mario Sarrubbo e Ricardo Lewandowski (Foto: Ministério Público de SP/Divulgação | Carlos Moura/SCO/STF)

 O Procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, desponta como o principal nome para ocupar a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), cargo que pode ser confirmado nos próximos dias pelo futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Segundo Julia Duailibi, do g1, Sarrubbo e Lewandowski tiveram conversas nos últimos dias e devem finalizar a decisão nesta semana.

Sarrubbo tem uma carreira de 34 anos dedicados à segurança pública no Ministério Público e seu nome conta com a aprovação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Estes destacam sua vasta experiência na área e uma visão pragmática em relação às questões de segurança no país. O procurador-geral mantém uma proximidade notável com o ministro Alexandre de Moraes, o que reforça sua posição como um candidato forte. Sua atuação destacada em São Paulo, tanto na procuradoria quanto como coordenador das atividades do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), são apontadas como credenciais valiosas para assumir a Senasp.

Outro nome que figurava entre os cotados era o sociólogo Benedito Mariano. Embora tenha recebido elogios por seu perfil, sua adequação ao momento de fortalecimento das organizações criminosas no Brasil foi questionada, tornando Sarrubbo a opção preferida.

Mario Sarrubbo vai se aposentar em 17 de abril, e seus aliados sugerem que ele poderia assumir o cargo pouco depois da posse de Lewandowski, marcada para o dia 2 de fevereiro. 

Fonte: Brasil 247 com informações de Julia Duailibi, no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário