Brasil importou uma quantidade de 6,1 milhões de toneladas de diesel da Rússia em 2023
No decorrer do último ano, as importações brasileiras de diesel proveniente da Rússia registraram um forte aumento de 4.600%, enquanto as aquisições de óleo combustível cresceram quase 400%, informou o jornal Financial Times.
O Brasil importou uma quantidade de 6,1 milhões de toneladas de diesel da Rússia em 2023, representando um aumento exponencial de 6.000% em comparação com as 101.000 toneladas do ano anterior. Os valores em dólares, de acordo com dados oficiais do governo, experimentaram um aumento de 4.600%, passando de $95 milhões para $4,5 bilhões.
Adicionalmente, o país latino-americano viu um incremento considerável nas compras de óleo combustível da Rússia, com as importações atingindo a marca de $5,3 bilhões no último ano, em contraste com os $1,1 bilhão registrados no ano anterior.
A partir de dados fornecidos pela Kpler, observou-se que o Brasil superou a Turquia em outubro do ano passado, tornando-se o principal comprador de diesel russo. Esse aumento substancial nas importações de diesel ao longo do último ano também resultou na Rússia ultrapassando os Estados Unidos como o principal fornecedor desse combustível para o Brasil.
Fonte: Brasil 247 com Financial Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário