quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Guiana e Venezuela mandam chanceleres a Brasília para discutir disputa por Essequibo

 O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, deverão participar da reunião

Celso Amorim, Nicolas Maduro (círculo, em cima), Irfaan Ali e militares venezuelanos (Foto: REUTERS/Adriano Machado | REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria I Reuters)

 Os ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, e da Guiana, Hugh Hilton Todd, devem se encontrar nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF), para continuar as negociações sobre a disputa pelo território de Essequibo pelos dois países. O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, Celso Amorim, deverão participar da reunião. 

Venezuelanos aprovaram no ano passado um plebiscito para a anexação da região de Essequibo, que tem quase 160 mil quilômetros quadrados e representa cerca de 70% do território da Guiana. O território é rico em petróleo. 

Em dezembro, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, concordaram que precisa haver um diálogo permanente entre os dois países para uma saída pacífica. Também deram sinal positivo para que o governo brasileiro seja um intermediário nas negociações. 

O presidente Lula determinou reforço militar na tríplice fronteira norte (Brasil, Venezuela e Guiana), em Roraima. O chefe de Estado mobilizou a diplomacia para coordenar uma posição conjunta dos países da América do Sul por uma saída negociada e contra qualquer tipo de violação territorial.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário