As provas serão realizadas em 5 de maio de 2024, em 220 cidades brasileiras
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, lançou nesta quarta-feira (10) oito editais para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), visando preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais.
Os editais do chamado "Enem dos concursos" contemplam diferentes blocos temáticos, permitindo aos candidatos inscreverem-se para mais de um cargo dentro do mesmo eixo temático.
As provas, que incluem avaliações objetivas específicas e dissertativas, serão realizadas em 5 de maio de 2024, em 220 cidades brasileiras. As inscrições estarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, com taxas de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Isenções estão previstas para candidatos de determinadas categorias, como aqueles inscritos no CadÚnico.
Este concurso marca um esforço do governo federal de recomposição do quadro de servidores federais após anos de redução, seguindo a política de Transformação do Estado do governo do presidente Lula. A medida surge após o governo federal perder 73 mil servidores nos últimos seis anos e visa fortalecer principalmente as áreas finalísticas de atuação do governo, como seguridade social, fiscalização trabalhista, licenciamento ambiental, políticas educacionais e proteção dos povos indígenas.
Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações serão divulgados em 3 de junho, com os resultados finais previstos para 30 de julho. A convocação para posse e realização de cursos de formação começará em 5 de agosto.
O concurso também conta com reserva de cotas para candidatos com deficiência, negros e indígenas. Os blocos temáticos variam de infraestrutura, exatas e engenharias, até gestão governamental e administração pública.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário