Um grupo composto por mais de 250 bilionários e milionários lançou uma carta na quarta-feira (17), durante a semana do Fórum Econômico Mundial de Davos, pedindo um aumento nos impostos sobre suas fortunas. A iniciativa tem como objetivo combater as desigualdades e melhorar os serviços públicos em todo o mundo. A carta aberta destaca a necessidade de a elite política global responder à questão sobre taxar a riqueza extrema para evitar consequências catastróficas para a sociedade.
Os signatários da carta são pessoas ricas de 17 países, incluindo nomes como o ator Brian Cox, a herdeira do império Disney, Abigail Disney; o ator e roteirista Simon Pegg; Valerie Rockefeller, herdeira da dinastia de sua família; Ise Bosch, neta do industrial alemão Robert Bosch; e o músico e compositor Brian Eno, entre outros.
O único brasileiro na lista é João Paulo Pacifico, fundador do grupo de investimentos Gaia, que hoje investe em projetos sociais e colabora com as cooperativas do Movimento dos Sem Terra (MST). O grupo pretende entregar a carta intitulada “Proud to pay” (“Orgulhosos em pagar”) diretamente aos líderes mundiais reunidos em Davos.
“Nosso pedido é simples. Nós, os muito ricos em nossa sociedade, queremos ser taxados por vocês. Isso não vai alterar fundamentalmente o nosso padrão de vida, tampouco prejudicar nossas crianças ou afetar as economias de nossas nações. Irá transformar a riqueza extrema e improdutiva em investimento em nosso futuro democrático comum”, diz trecho do documento.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário