"A democracia precisa ser cuidada todos os dias", disse Biden, que enfrentará Trump novamente nas urnas. Lula convidou o presidente norte-americano para uma visita ao Brasil
Em uma troca de correspondências, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente Lula (PT) reafirmaram a parceria entre Brasil e os EUA para preservar e fortalecer a democracia. Em 17 de janeiro, conforme revela Natuza Nery, no g1, Biden enviou carta a Lula chamando-o de "amigo" e ressaltando a importância de ambos estarem unidos pela democracia. "Meu amigo, ainda temos muito a realizar. Como você afirmou com tanta razão em seu discurso marcando o triste aniversário da tentativa de golpe de Estado no Brasil, a democracia nunca está pronta, precisa ser construída e cuidada todos os dias'".
Biden fez referência ao discurso proferido por Lula no aniversário dos ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Os ataques golpistas no Brasil apresentam semelhanças com os eventos que transcorreram nos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores do ex-presidente republicano Donald Trump invadiram o Capitólio em protesto contra a derrota nas eleições. Em ambos os casos, a recusa em aceitar os resultados eleitorais levou a tentativas de golpe.
No último dia 23, Lula respondeu à carta de Biden, estendendo um convite ao presidente estadunidense para visitar o Brasil. Em sua correspondência, Lula ressaltou a boa relação entre os dois países e destacou o aniversário de 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.
A iniciativa de Lula em convidar Biden visa fortalecer os laços entre as nações em um momento crucial para o presidente norte-americano, que enfrentará uma árdua campanha para conquistar a reeleição em novembro deste ano.
Fonte: Brasil 247 com informações do g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário