Secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, afirmou que os integrantes do Bope já estão em treinamento para utilizar os equipamentos
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro anunciou que irá implantar câmeras corporais nos uniformes dos policiais da unidade a partir da próxima segunda-feira (8). De acordo com o jornal O Globo, o anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, que afirmou que os integrantes do Bope já estão em treinamento para utilizar os equipamentos.
O coronel Henrique destacou que a decisão não está relacionada às recentes investigações da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e da Corregedoria da Polícia Militar sobre três autos de resistência ocorridos no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. Imagens de uma câmera instalada na comunidade mostram policiais do Bope, armados de fuzis, com três homens com as mãos amarradas. Poucas horas depois, os suspeitos entraram no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, já mortos.
Ainda segundo ele, a decisão de adotar as câmeras nos uniformes já estava no cronograma e é uma resposta à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O uso das câmeras foi estabelecido por um decreto do Governo do Rio em julho do ano passado, aplicável aos agentes das tropas de elite das polícias Civil e Militar, incluindo o Bope.
Em 2019, a ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, foi proposta para reduzir a letalidade policial em operações nas favelas do Rio. Uma das recomendações da proposta era o uso das câmeras nos uniformes dos agentes para reduzir a letalidade policial e coibir possíveis excessos.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário