quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Bolsonarista Jorginho Mello nomeia o próprio filho em secretaria do governo de SC

 

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e seu filho, o advogado Filipe Mello. Foto: Reprodução

O governador bolsonarista de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), nomeou o próprio filho, Filipe Mello, como secretario da Casa Civil. Ele foi indicado ao posto após a titular da pasta, Estener Soratto (PL), voltar à sua cadeira na Assembleia Legislativa do estado (Alesc).

Nomeações de cônjuge, companheiro, ou parente até terceiro grau ou por afinidade são proibidas desde 2008 pela súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF). O dispositivo, no entanto, não traz nenhuma determinação sobre cargos políticos e não interfere no primeiro escalão de governos.

O filho do governador nunca concorreu a um cargo eletivo e já passou por alguns postos no estado antes de ser nomeado pelo pai. Entre 2011 e 2012, por exemplo, ele foi secretário de Planejamento da gestão Raimundo Colombo (PSD).

Em 2013, ele foi nomeado na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. O anúncio da nomeação de Filipe Mello argumenta que ele “possui vasta experiência na gestão pública” e destaca que “é advogado militante com atuação destacada em Direito Público”.


Jorginho Mello e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Além de nomear o filho, Jorginho também fez outras quatro trocas no primeiro escalão: o deputado Sargento Lima (PL) no lugar do ex-promotor Paulo Cezar Ramos de Oliveira na Secretaria de Segurança Pública, João Paulo Gomes Vieira no lugar de João Evaristo Debiasi na Comunicação; Vânio Boing no lugar de Moisés Diersmann na Administração; e Coronel Fabiano de Souza no lugar do ex-deputado federal coronel Luiz Armando (PL) na Proteção e Defesa Civil.

O governador de Santa Catarina é o nono gestor municipal a nomear um familiar em seu secretariado. Em Roraima, por exemplo, o bolsonarista Antonio Denarium (PP) nomeou suas cunhadas nas secretarias da Educação e da Cultura.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário