segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

BNDES terá fundo de R$ 1 bilhão para projetos de mobilidade verde nos próximos quatro Anos

 Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT) faz parte do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado pelo presidente Lula no último sábado

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (Foto: Reuteres/Sergio Moraes)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou no sábado (30) uma medida provisória que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), vinculado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinado a financiar projetos de mobilidade verde. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o fundo deverá contar com um aporte inicial de ao menos R$ 1 bilhão por meio de recursos não reembolsáveis, ou seja, não precisarão ser devolvidos caso os projetos sejam executados.

O FNDIT faz parte do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), cujo objetivo é ampliar os padrões de sustentabilidade na frota automotiva e promover o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística. A iniciativa vem ao encontro das crescentes demandas por soluções mais sustentáveis em meio ao aumento das preocupações global com as questões ligadas ao meio ambiente. 


O BNDES será responsável pela instituição e gestão do fundo, com coordenação do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Inicialmente focado na mobilidade verde, o FNDIT poderá expandir suas fontes nos próximos anos, abrangendo outras áreas estratégicas.

O presidente do BNDES, afirma que o BNDES tem um papel fundamental para a neoindustrialização do país e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem enfatizando ações para fomentar uma "indústria verde e inovadora".

Fonte: Brasil 247 com informação da coluna Painel da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário