Em seu primeiro dia de funcionamento, a Central de Atendimento de Combate à Dengue, instalada no Ginásio Lagoão, havia atendido até as 16 horas desta quarta-feira 226 pessoas com sintomas clínicos da doença. O horário do serviço emergencial estruturado pela prefeitura no hall de entrada da praça esportiva se estende até as 22 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
“Aqui no Lagoão está funcionando um ponto de apoio para prestação de atendimento médico às pessoas com sintomas de dengue devido à alta demanda de casos. Preparamos uma estrutura para receber a população de um modo geral, mas destacamos que as Unidades Básicas de Saúde, a UPA e a UBS Bolivar Pavão continuam sendo uma opção de atendimento para os casos de dengue”, orienta o superintendente da Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Odarlone Orente.
O prefeito Junior da Femac destaca que a Central de Atendimento da Dengue é resultado de um grande trabalho de planejamento da prefeitura, com o envolvimento de todas as secretarias municipais. “Essa estrutura foi montada porque queremos dar todas as condições para as pessoas se tratarem e se recuperarem. Os apucaranenses têm a partir de hoje mais um espaço organizado e adequado quando necessitam de atendimento da dengue”, afirma Junior da Femac.
Maria José da Costa, 62 anos, está entre os pacientes atendidos no Lagoão na tarde de hoje e que necessitou de hidratação venosa (soro na veia). “O atendimento está sendo bom. Tudo organizado e com conforto. Estou recebendo o serviço médico que precisava nesta condição”, declara Maria José.
A estrutura montada no hall de entrada da praça esportiva, com capacidade para atender até 500 pacientes por dia, começa pela ala da recepção, seguida do setor de triagem e da sala de espera para consulta.
Dando sequencia ao protocolo de atendimento foram instalados 6 consultórios médicos que têm em anexo a sala de soroterapia com 30 cadeiras apropriadas para tratar os pacientes com hidratação venosa (soro na veia).
A implantação da Central de Atendimento de Combate à Dengue, que vai atender de 8 as 22 horas, de segunda-feira a sexta-feira, tem o objetivo de desafogar a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, que se tornou ponto de referência em casos de dengue na cidade.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
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