domingo, 14 de janeiro de 2024

Acidente aéreo dos Andes: vítima que precisou comer carne de mortos chegou a pesar 25 kg


Cena do filme: A sociedade da neve. (Foto: Reprodução)

 O filme “Sociedade da Neve”, que retrata o acidente aéreo nos Andes em 1972, destaca um personagem surpreendente: Numa Turcatti, interpretado pelo ator uruguaio Enzo Vogrincic. Embora Numa não fosse um dos 16 sobreviventes que resistiram 72 dias de isolamento e fome, seu papel é baseado em conversas com sobreviventes e familiares.

O diretor Juan Antonio Bayona optou por dar voz àqueles que não retornaram da montanha, desviando o foco dos resgatados. Numa Turcatti, um estudante de Direito de 24 anos, foi a última pessoa a falecer, tornando-se o protagonista da narrativa.

Apesar de inicialmente não fazer parte do time de rugby a bordo, Numa se juntou à viagem por diversão. Após o acidente, ele liderou uma equipe para ajudar os feridos e participou de expedições além do vale de neve onde estavam presos. Numa, inicialmente resistente ao canibalismo praticado por seus colegas para sobreviver, eventualmente cedeu para se manter vivo.

Turcatti, no entanto, feriu a perna e, debilitado, não resistiu à infecção generalizada. Com 25 quilos, ele morreu enquanto dormia, 11 dias antes do resgate. Sua morte motivou a última expedição em busca de ajuda, resultando no resgate dos sobreviventes. O legado de Turcatti é lembrado por Gustavo Zerbino, um dos resgatados, que relata um papel em suas mãos com a mensagem “não há amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos”.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário