quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Apucarana é reeleita cidade com a melhor Educação do Paraná


Apucarana foi novamente reconhecida como a cidade paranaense que oferta a melhor educação às suas crianças e jovens. A conclusão é do 3º Prêmio Band Cidades Excelentes, cujos resultados da etapa estadual foram divulgados na noite de terça-feira (07/11), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Considerada o “Oscar” do municipalismo brasileiro – a premiação promovida anualmente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, objetiva reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas de gestão, que podem vir a ser replicadas em outros municípios, melhorando cada vez mais os serviços prestados à população. O prefeito Júnior da Femac, que participou da cerimônia de divulgação dos resultados da etapa estadual, falou sobre a conquista nesta quarta-feira (08/11) durante entrevista coletiva. “Um prêmio importante porque ele mostra que estamos no caminho correto, investindo pesado na educação e buscando ofertar a melhor formação possível aos nossos estudantes. Muito obrigado a todos os professores e servidores pelo belíssimo trabalho que eles estão realizando nos CMEIs e Escolas. Esse prêmio foi conquistado coletivamente”, comemorou o prefeito.

“Coronel Facio” assume assessoria para a área de segurança em Apucarana


 O ex-comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel da reserva Marcos José Facio, foi anunciado nesta quarta-feira (8) para assumir a função de coordenador de segurança junto ao gabinete do prefeito Junior da Femac.

Conforme explica o prefeito, Facio vem para assessorar a gestão em todas as questões relacionadas à segurança. “Sempre tivemos um ótimo relacionamento e agora o coronel Facio chega para manter um diálogo frequente com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros”, anunciou Junior da Femac.

Apucarana recebe caravana de “crédito turismo” da Fomento Paraná


 Agentes de crédito, correspondentes e técnicos da Fomento Paraná e da Secretaria do Turismo do Paraná estiveram em Apucarana nesta quarta-feira (08/11) para divulgar, entre os empreendedores locais, as linhas de créditos disponíveis para o segmento ligado ao turismo. O atendimento itinerante, que faz parte da 4ª edição da Caravana de Crédito Fomento Turismo, aconteceu ao longo da tarde na Praça Rui Barbosa e contou com apoio operacional da Prefeitura de Apucarana.

Neste ano, conta a secretária da Fazenda de Apucarana, Sueli Pereira, o projeto irá percorrer 31 municípios paranaenses que apresentam atrativos turísticos. “Após esta ação de divulgação, os trabalhos de captação e encaminhamento de propostas de financiamento terão continuidade junto à Sala do Empreendedor de Apucarana e também no Banco da Mulher Paranaense, que funciona em guichê no térreo da prefeitura”, informa a secretária.

Janja celebra aniversário da soltura de Lula: "quatro anos que o amor e a verdade venceram"

 "Foi reconfortante, após centenas de dias, vê-lo fazendo novamente o que mais gosta: estar perto do povo", escreveu a primeira-dama nas redes sociais

Lula em frente à vigília em Curitiba, após deixar a prisão (Foto: Gibran Mendes / CUT Paraná

A socióloga e primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, comemorou nesta quarta-feira (8) um marco importante na vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na história política do Brasil: o quarto aniversário de sua soltura da prisão. Lula foi libertado em 8 de novembro de 2019, após passar 580 dias detido injustamente na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Janja, que é casada com Lula desde maio de 2022, usou suas redes sociais para celebrar a data especial, compartilhando lembranças e sentimentos sobre aquele momento significativo na vida do casal e na trajetória do presidente.

Em um emocionante tweet, Janja escreveu: "Hoje faz quatro anos de um dos dias mais importantes das nossas vidas. Quatro anos que, depois de 580 dias de uma prisão injusta, meu amor deixou a sede da Polícia Federal em Curitiba. Quatro anos que o amor e a verdade venceram!". 

A trajetória de Lula e Janja começou em 2017, quando se aproximaram após o evento de inauguração do campo de futebol "Dr. Sócrates Brasileiro", na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST, em Guararema, São Paulo. Naquela ocasião, Lula participou de uma partida de futebol entre "amigos de Chico Buarque" e "veteranos do MST", e acabou pedindo a seus amigos o número de telefone de Janja.

Lula foi preso em abril de 2018, em meio a acusações que posteriormente foram contestadas e anuladas. Durante seu período de prisão, ele e Janja mantiveram seu relacionamento através de cartas e visitas frequentes. 

Em sua publicação, Janja também relembrou o apoio e solidariedade que Lula recebeu dos brasileiros durante a vigília Lula Livre que se formou em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba. Ela descreveu o alívio que sentiram naquele dia, e como foi reconfortante ver o presidente Lula "voltar a fazer o que mais gosta: estar próximo do povo."

"O que veio depois vocês já sabem, estamos vivendo! Muito amor e muito orgulho!", concluiu. Após sua soltura em 2019, Lula continuou a desempenhar um papel proeminente na política brasileira. Ele retornou à presidência em 1 de janeiro de 2023, após vencer as eleições de 2022 e derrotar Jair Bolsonaro (PL). 

Fonte: Brasil 247

"Da vigília à vitória": Brasil recorda os quatro anos do fim da prisão política do presidente Lula

 Quando finalmente Lula foi liberado em Curitiba, o que se viu foi um misto de celebração carnavalesca e alegria contagiante, comparável a uma vitória em final de Copa do Mundo

Festival Lula Livre (Foto: Ricardo Stuckert)

No dia 8 de novembro de 2023, o Brasil relembra os quatro anos desde a emblemática libertação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após sua prisão injusta na sede da Polícia Federal em Curitiba. A data representa um marco - o fim de um obscuro capítulo na história política recente do país. Em 2019, após 580 dias de prisão, fruto de perseguição política, Lula foi solto, gerando ondas de celebração e críticas ferozes ao modus operandi da Operação Lava Jato.

Naquela sexta-feira, Curitiba transformou-se no epicentro da resistência e da esperança para militantes e apoiadores do PT, que mantiveram a Vigília Lula Livre por mais de um ano. Lideranças nacionais e movimentos sociais convergiram para a capital paranaense, atendendo ao chamado do partido, aguardando o momento em que a justiça seria restabelecida com a libertação de Lula.

Operação da PF contra terrorismo prendeu ligados ao Hezbollah que preparavam ataques no Brasil

 Um dos detidos foi interceptado ao desembarcar de uma viagem ao Líbano. A corporação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em três estados

Hezbollah e Polícia Federal (Foto: REUTERS | Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal desencadeou nesta quarta-feira (8) a "Operação Trapiche" com o intuito de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país. De acordo com a CNN Brasil, a operação resultou na prisão de duas pessoas suspeitas de ligações com o Hezbollah, um grupo considerado terrorista por vários países.

Juiz que assinou soltura de Lula durante prisão ilegal em 2019 deve assumir vara da Lava Jato em Curitiba

 Nome do juiz federal Danilo Pereira Júnior deverá ser referendado pela Corte Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nos próximos dias

Juiz Danilo Pereira Júnior (Foto: Reprodução/X @AJUFE_oficial)

O juiz federal Danilo Pereira Júnior será o  provável novo titular da 13ª Vara de Curitiba, onde estão concentrados os processos remanescentes da Operação Lava Jato. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a expectativa é que o nome do magistrado seja referendado pela Corte Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nos próximos dias, seguindo o critério de antiguidade. Atualmente, Pereira Júnior é o titular da 12ª Vara. 

“Ele já substituiu membros do TRF-4 em algumas situações, durante período de férias de algum magistrado, por exemplo, e atuou na análise de recursos ligados à Lava Jato. Foi ele quem assinou a soltura do hoje presidente Lula (PT), em novembro de 2019, na esteira da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre prisão apenas após o trânsito em julgado de um processo (quando não há mais possibilidade de recurso)”, destaca a reportagem. 

Apucarana trabalha regularização fundiária no Jardim Aviação


 A Prefeitura de Apucarana e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), através do Programa Moradia Legal, promovem nesta quinta-feira (09/11), a partir das 19 horas, no CMEI Geralda Siqueira Bormaita, no Jardim Colonial II, reunião com moradores do Jardim Aviação.

Em pauta, informações sobre a regularização documental de imóveis. “A matrícula é o único documento que garante a propriedade do imóvel. Levantamento demonstra que cerca de três mil imóveis ainda necessitam serem regularizados em Apucarana por isto, em parceria com o TJPR, estamos atuando de forma planejada para orientar e atender a todos através do Programa Moradia Legal”, assinala o prefeito Júnior da Femac.

Em 2021, lembra o prefeito, Apucarana foi o primeiro município no norte paranaense a aderir ao programa através de assinatura de termo de cooperação técnica. “Trata-se de uma iniciativa que viabiliza a regularização fundiária e documentação de titularidade de habitações juridicamente vulneráveis”, explica Júnior da Femac.

Última ação no TSE sobre atos do 7/9 vai focar em abuso de militares e bolsonaristas

 Ação de investigação judicial eleitoral (Aije) foi ajuizada pela Coligação Brasil da Esperança, que elegeu Lula em 2022.

(Foto: ABr)

Conjur A última ação de investigação judicial eleitoral (Aije) que o Tribunal Superior Eleitoral tem para julgar sobre os atos das comemorações do Bicentenário da Independência vai focar na hipótese de abuso de poder cometido por militares, ministros e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Trata-se de Aije ajuizada pela Coligação Brasil da Esperança, que elegeu Lula em 2022. Ela é mais ampla que outras duas ações, de iniciativa do PDT e de Soraya Thronicke (Podemos), julgadas procedentes em outubro para condenar Bolsonaro e seu candidato a vice, o general da reserva Braga Netto (PL).

Os processos apontam a ocorrência de abuso de poder político e econômico pela campanha bolsonarista, que encavalou desfiles cívico-militares com comícios políticos na manhã do 7 de setembro tanto em Brasília como no Rio de Janeiro, no período da tarde.

Por esse motivo, tiveram instrução probatória conjunta até o ponto em que o relator, ministro Benedito Gonçalves, entendeu que duas delas já poderiam ser julgadas antecipadamente. Essa cisão de processos gerou protestos pela defesa de Bolsonaro, do advogado Tarcísio Vieira de Carvalho.

A medida foi o que permitiu o julgamento em outubro, dias antes do término do biênio de Benedito Gonçalves como membro do TSE, o que ocorre nesta quinta-feira (9/11). Bolsonaro e Braga Netto foram condenados à inelegibilidade de oito anos, contados a partir da data da eleição de 2022.

Sebastião Melo e Maria do Rosário disparam na briga pela Prefeitura de Porto Alegre

 Veja os três cenários eleitorais na pesquisa divulgada pelo Instituto Ver. Confira também avaliações da população sobre Lula e Eduardo Leite

Maria do Rosário (deputada do PT-RS) e Sebastião Melo (prefeito de Porto Alegre) (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa feita pelo Instituto Ver, entre 28 de outubro e 3 de novembro, com 1.000 eleitores de Porto Alegre (RS), mostrou que, em dos cenários, o prefeito Sebastião Melo (MDB) aparece com 33% dos votos. A deputada federal Maria do Rosária (PT-RS) ficou em segundo lugar, com 27%, seguida pela ex-deputada estadual no Rio Grande do Sul Juliana Brizola (PDT), com 7%. Em quarto lugar ficou o deputado estadual Thiago Duarte (União Brasil), com 2%. A deputada estadual Nadini (PSDB) e a vereadora Nari Pimentel (Novo) têm 1% cada. Os que não souberam ou ficaram indecisos somaram 16%. Disseram que não votarão em candidato algum, brancos ou nulos, 14%.

Polícia Federal deflagra operação para desmantelar planos de terrorismo no país

 Operação Trapiche investiga possível recrutamento de brasileiros para o cometimento de atos extremistas

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Secom/Polícia Federal - A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira (8/11) a Operação Trapiche com o objetivo de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país.

Policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.

Os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terroristas e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Governo decide não mudar, por ora, a meta de déficit zero em 2024 e Haddad buscará ganhos de arrecadação

 Dentro do governo a avaliação é de que ainda pode ser difícil cumprir a meta de déficit zero em 2024, mas é preciso esperar o resultado das medidas, como pediu Haddad

Lula e Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASÍLIA (Reuters) – O governo não enviará ao Congresso uma mensagem para modificar a meta fiscal de 2024 e manterá, ao menos por enquanto, a busca pelo déficit zero para dar tempo ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de negociar a aprovação de medidas que ampliam a arrecadação e tentar evitar uma mudança, disseram à Reuters nesta terça-feira fontes a par das negociações.

Brasileiros ficam de fora da 6ª lista de cidadãos que podem deixar Gaza

 Por outro lado, o grupo teria recebido uma mensagem da embaixada afirmando que a liberação deve ocorrer nesta quinta-feira

(Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

Mais uma vez, os brasileiros não foram autorizados a migrar da Faixa de Gaza, território bombardeado intensamente por Israel ao longo do último mês, para o Egito. Esta já é a sexta lista divulgada. Nenhum brasileiro pôde deixar aquele território até o momento.

De acordo com o g1, "após terem ficado de fora da lista desta quarta-feira (8), o grupo de brasileiros que está em Gaza recebeu uma mensagem da embaixada afirmando que a saída do território deve acontecer na quinta-feira (9)".

Não há, porém, uma confirmação oficial de que a saída dos brasileiros acontecerá, de fato, na quinta-feira.

Fonte: Brasil 247 com informação do g1