domingo, 29 de outubro de 2023

Desembargador que divulgou fake news contra Lula será julgado pelo CNJ

 Marcelo Buhaten compartilhou mensagem durante as eleições em que associava Lula a uma facção criminosa

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

Na terça-feira (31), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai julgar o desembargador Marcelo Buhaten, investigado por disseminar fake news que associam o presidente Lula a uma facção criminosa.

O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, suspendeu as redes sociais do magistrado em outubro de 2022, após ele compartilhar no WhatsApp mensagem durante as eleições em que dizia: “Lula é convidado de honra do Comando Vermelho”. O caso foi revelado pela coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.

Jornalista perseguido por Carla Zambelli dá entrevista, um ano depois de ver a morte de perto

 Na véspera da eleição, Luan Araújo discutiu com a deputada nos Jardins em São Paulo e teve que correr porque ela e seguranças o ameaçaram de arma em punho

Luan Araújo e Carla Zambelli (Foto: Reprodução/Twitter)

Um ano depois de ver a morte de perto, quando foi atacado pela deputada Carla Zambelli e seguranças, o jornalista Luan Araújo deu entrevista a Roseann Kennedy, da coluna do Estadão. Ele disse que hoje faria tudo diferente. "Hoje, possivelmente, eu relevaria. Ao ouvir ela (Carla Zambelli) falando, possivelmente eu viraria o rosto e seguiria. Porque eu sinto que aquele dia - eu converso isso muito com a minha mãe - foi o pior dia da minha vida depois da morte do meu pai", afirmou. Segue a entrevista:

Mauro Vieira comandará nova reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre Gaza

 A reunião desta segunda-feira será mais uma tentativa de definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis

Mauro Vieira (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Agência Brasil – O Itamaraty informou que o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, embarcará na noite de hoje (29) para Nova York, onde participará da reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para tratar da guerra entre Israel e o Hamas.

A reunião ocorre amanhã (30). Será mais uma tentativa de definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis. O Brasil preside o colegiado até o dia 31 de outubro.

Bolsonaristas passam vergonha ao divulgarem vídeo de Marília Gabriela fake que ataca os "generais melancias"

 Postagem viralizou e está entre os assuntos mais comentados da rede X. "Parem de dar munição aos canhotos", advertiu militante de extrema direita ao constatar o engano

Coração de Marília Gabriela volta a bater mais forte (Foto: Divulgação)

A rede bolsonarista divulgou o vídeo de uma senhora que militantes de extrema direita dizem ser a jornalista Marília Gabriela, com ataques aos militares que não deram o golpe articulado por Jair Bolsonaro, generais que os bolsonaristas chamam de "melancia" (verde por fora, vermelho por dentro). O vídeo viralizou. Só que a "Mariela Gabriela" do vídeo é fake.

"Os militares, nossa força de proteção, proteção às nossas fronteiras, proteção ao povo, hoje encontram-se à beira da vergonha. Não há um militar que hoje se orgulhe de estar fardado. Conduzindo sua tropa, eu imagino: 'Que vergonha'. (...) Homens sem brio empunham seus fuzilzinhos sem munição e pouco treinamento para mostrar a valentia que nosso país precisa", diz a senhora.

A voz é parecida com a de Marília Gabriela Mas, efetivamente, não é ela. O discurso contra os militares é de Regina Velloso, uma militante de extrema direita, com poucos seguidores. "E os Bolsonaristas burros que estão achando que essa velha golpista é a Marília Gabriela. Se fosse a Marília Gabriela, processava esses bolsonaristas", afirmou um internauta.

"Não é a Marília Gabriela. Parem de dar munição pra CANHOTO encher o saco", disse outro, alinhado à extrema direita.

"Aprovação de Lula caiu porque há uma certa frustração na economia", diz Felipe Nunes

 Diretor da Quaest diz que há um mau humor na sociedade e acrescenta um desconforto com as viagens do presidente

Felipe Nunes e Lula (Foto: Reprodução/Youtube | Ricardo Stuckert/PR)

O cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, instituto que divulgou pesquisa nesta semana que aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com aprovação de 54% dos brasileiros, menor do que os 60% captados no levantamento anterior, afirmou, em entrevista ao Boa Noite 247, que isso se deve a uma piora das condições econômicas. "A euforia do começo de mandato se converteu em certa frustração", disse ele.

Em dia iluminado, tenista Bia Haddad Maia ganha dois torneios no mesmo dia na China


A brasileira Beatriz Haddad Maia, 11ª colocada no ranking mundial. Reprodução


Beatriz Haddad Maia sagrou-se campeã do WTA Elite Trophy, realizado em Zhuhai, na China, sendo a primeira brasileira a vencer o torneio.

Com uma campanha invicta, a número 1 do Brasil venceu a chinesa Qinwen Zheng, ganhou 700 pontos no ranking mundial e subiu oito posições ocupando ocupa agora a 11ª posição.

Este é o título mais importante na carreira de simples da paulistana de 27 anos, marcando o fim de um ano repleto de desafios, superações e lesões.

Bolsonaristas espalham vídeo golpista de “Marília Gabriela”

 

Marília Gabriela e Regina Velloso. Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (29) viralizou um vídeo falsamente atribuído à jornalista Marília Gabriela no qual a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI dos atos de 8/1, é chamada de “comprada” e os militares, por não terem levado adiante o golpe de Estado idealizado por Bolsonaro, são chamados de “homens sem brio”.

A responsável pelas falas, na verdade, é a influencer Regina Velloso.

Internautas que perceberam a gafe zombaram de bolsonaristas pelo erro: “A extrema direita inventou uma Marília Gabriela. Que bizarro”, falou o comediante Paulinho Serra. “O gado Bolsonarista é muito ingênuo ou idiota mesmo! Acreditam que esta perturbada é Marília Gabriela!”, disse outro usuário. 

Governo volta a fazer contato com brasileiros após internet ser restabelecida na Faixa de Gaza

 Uma aeronave do Brasil aguarda no Egito a autorização para resgatá-los

Faixa de Gaza destruída, avião da FAB KC-390 e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Mohammed Fayq Abu Mostafa | FAB | Ricardo Stuckert / PR)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer contato via WhatsApp com todos os cerca de 30 brasileiros hospedados em Rafah e Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. Uma aeronave do Brasil aguarda no Cairo, capital egípcia, a autorização para resgatá-los. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, 1.413 passageiros foram resgatados de Israel. São 1.410 brasileiros, três bolivianas, além de 53 animais de estimação que voltaram em oito voos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

'A Folha de S.Paulo surtou', diz Gleisi após ataques do jornal a Lula

 De acordo com a parlamentar, "os interesses do jornal estão atrelados ao mercado financeiro"

Gleisi Hoffmann (Foto: Gabriel Paiva/Fotos Públicas )

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou a Folha de S.Paulo de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "Sabota o País". De acordo com a parlamentar, "os interesses do jornal estão atrelados ao mercado financeiro". "Deus, a Folha de São Paulo surtou!", afirmou.

"Dedicou sua manchete, seu editorial e um de seus colunistas para criticar e depreciar o presidente @LulaOficial por sua declaração de que a meta de resultado primário zero é difícil de cumprir. Adjetivos como desinformado, demagógico, burro, foram usados. Está claro q os interesses do jornal estão atrelados ao mercado financeiro. Mas para vcs da @folha, principalmente seu colunista, gente tão sabida e informada, sugiro ouvir/ler Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de economia, pra modernizarem um pouco o entendimento sobre política fiscal", disse.

Brasil convoca nova reunião do Conselho de Segurança para tentar encerrar o genocídio em Gaza

 Diplomacia brasileira, comandada por Mauro Vieira, tentará mais uma vez aprovar uma resolução pelo cessar-fogo

Mauro Vieira, Lula e Gaza ao fundo (Foto: ABr | Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Mohammed Salem)

TASS – O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião sobre o conflito palestino-israelense na segunda-feira, 30 de outubro, anunciou neste sábado a Missão Permanente do Brasil, que preside o Conselho de Segurança em outubro.

“A reunião será realizada na segunda-feira, às 15h", informou a missão brasileira. Anteriormente, os Emirados Árabes Unidos solicitaram a reunião depois que os militares israelenses anunciaram que estavam expandindo as operações terrestres na Faixa de Gaza.


As tensões aumentaram no Médio Oriente depois de militantes do Hamas da Faixa de Gaza atacarem o território israelita em 7 de Outubro, quando muitos israelitas que viviam nos colonatos perto da fronteira foram mortos e mais de 200 pessoas, incluindo crianças, mulheres e idosos, foram feitas reféns. . O Hamas vê o seu ataque como uma resposta às medidas das autoridades israelitas contra a mesquita de Al-Aqsa no Monte do Templo de Jerusalém. Israel declarou um bloqueio total à Faixa de Gaza e lançou bombardeamentos ao enclave e a algumas áreas no Líbano e na Síria. Conflitos também são relatados na Cisjordânia.

De acordo com os dados mais recentes, mais de 1.400 pessoas foram vítimas do conflito do lado israelita e mais de 5.200 ficaram feridas. Como resultado dos ataques israelitas a Gaza, segundo o Ministério da Saúde do enclave, mais de 7.000 palestinianos foram mortos e quase 18.500 ficaram feridos.

Fonte: Brasil 247 com Tass