sábado, 21 de outubro de 2023

Presidente Lula anuncia retorno às atividades no Planalto: "semana que vem já estarei a todo vapor” (vídeo)

 Presidente se recupera de uma cirurgia no quadril: "já consigo ficar de pé sozinho". Declaração foi dada durante cerimônia em comemoração aos 20 anos do Bolsa Família

Lula e Janja 20/10/2023 (Foto: Ricardo Stuckert)

Reuters, 247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma cirurgia no quadril realizada no final de setembro, disse nesta sexta-feira (20) que já está conseguindo levantar-se sozinho e que na próxima semana retomará o expediente normal no Palácio do Planalto.

A declaração do presidente foi feita ao participar por vídeo de uma cerimônia em comemoração aos 20 anos do programa Bolsa Família. O presidente estava no Palácio da Alvorada, de onde tem trabalhado realizando reuniões presenciais e por videoconferência desde que recebeu alta hospitalar no início deste mês.

Lula brincou dizendo que o técnico do Corinthians, Mano Menezes, até o escalou para o time, dada a sua boa recuperação da cirurgia do quadril. 

Brasil acelera negociações para importação de energia da Venezuela para Roraima

 A iniciativa foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Brasília (DF) 15/08/2023 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explica os motivos do interrompimento de energia na manhã de hoje em diversos estados (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Sputnik – O Brasil está intensificando as negociações para retomar a importação de energia elétrica da Venezuela para o estado de Roraima. A medida visa substituir o suprimento energético atual de termelétricas a óleo diesel, que é mais oneroso e poluente. A iniciativa foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que revelou que viajará à Venezuela na próxima semana para acelerar as tratativas.

Até 2019, um acordo entre o Brasil e a Venezuela permitiu que o estado de Roraima fosse abastecido pela usina hidrelétrica de Guri, localizada no Rio Caroni. No entanto, esse fornecimento foi interrompido devido a apagões que afetaram o país vizinho.

Em declarações à imprensa, o ministro Silveira afirmou: "Se a linha estiver segura e a produção de energia em Guri estiver dentro da normalidade, acredito que em 30 dias já vamos ter essa energia chegando em Boa Vista." Ele também mencionou que há condições de transmissão de 20 a 30 megawatts, podendo ser ampliado após reformas na infraestrutura.

“Você Conectado no Futuro 2023” alcança mil inscritos no primeiro dia


A quarta edição do “Você Conectado ao Futuro” foi aberta no início da tarde desta sexta-feira, no Clube de Campo Água Azul. No primeiro dia do evento de inovação, o Conecta Apucarana, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Apucarana, ultrapassou mil inscrições para participar das oficinas e palestras.

“Nossa meta é atingir 1.500 inscritos neste sábado”, anuncia o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Wanderley Faganello. O cerimonial de abertura oficial aconteceu no início da noite, com a presença do prefeito Junior da Femac, representantes da governança do Conecta, dirigentes de universidades e faculdades locais, além de empresários.

O gerente regional do Sebrae, Fabrício Biancchi, saudou os participantes do evento com uma mensagem online. O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, reiterou que o Você Conectado ao Futuro atende as metas propostas pelo Conecta Apucarana. “Estamos estimulando estudantes e empresários a ampliarem seu conhecimento em inovação, num cenário que avança rápido e já influencia o sucesso dos negócios em todas as áreas”, assinalou.

Primeiros vinte caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza

 

Vinte caminhões com ajuda humanitária cruzaram neste sábado (21) as fronteiras do Egito e entraram em Gaza. Martin Griffiths, chefe humanitário da ONU, disse que esse comboio “não deve ser o último”. A ONU havia pedido 100 caminhões, enquanto cerca de 150 aguardavam sinal verde para entrar pela fronteira nesta sexta-feira, dois dias após o país autorizar a passagem de suprimentos básicos para o enclave palestino.

As autoridades locais, no entanto, adiaram a entrega “para o próximo dia ou depois” e afirmaram que somente 20 deles seriam autorizados a cruzar a fronteira por Rafah, o que aconteceu neste sábado, pela primeira vez desde o início da guerra.

“Saudamos o anúncio de hoje que um comboio de ajuda humanitária entrou em Gaza, o primeiro desde o início das hostilidades em 7 de outubro. O comboio de 20 caminhões inclui suprimentos vitais fornecidos pela Cruz vermelha egípcia e pela ONU, que foram aprovados para cruzar e serem recebidos pela Cruz Vermelha Palestina, com o apoio da ONU”, começa a mensagem oficial de Griffiths.

VÍDEO: Bolsonaro faz palanque político em Basílica Santuário de Nazaré (PA) e é ignorado por fiéis

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: reprodução


Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece sendo ignorado por fiéis durante uma missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), na noite da última sexta-feira (20).

A tentativa do ex-mandatário de transformar a missa em um comício político parece não ter sido bem-sucedida. Na gravação, é possível notar as pessoas ignorando a presença de Bolsonaro, que permanece no palanque, “passando vergonha” com o microfone na mão.

Israel reforça bombardeios a Gaza, mesmo após libertação de reféns

 O Hamas libertou na sexta-feira os americanos Judith Tai Raanan, 59, e sua filha Natalie, 17

(Foto: Reuters/Ibraheem Abu Mustafa)

GAZA/JERUSALÉM (Reuters) – Israel manteve pesados bombardeios contra alvos em Gaza durante a noite de sábado, depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu "lutar até a vitória" após a libertação dos dois primeiros reféns pelo grupo Hamas, que governa o enclave.

Ramagem emerge como figura central do esquema de espionagem

 Ramagem, aliado do clã Bolsonaro, liderou a Abin durante o período em que servidores teriam utilizado recursos estatais para rastrear alvos

Diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (Foto: Agência Brasil)

A "Operação Última Milha", desencadeada pela Polícia Federal (PF) na última sexta-feira, visa investigar um suposto esquema de espionagem na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse contexto, o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) emerge como figura central no escândalo, onde políticos, jornalistas, advogados, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e opositores do governo de Bolsonaro teriam sido monitorados de forma indevida, segundo reportagem de Rayanderson Guerra, no Estado de S. Paulo.

Ramagem, um fiel aliado do clã Bolsonaro, liderou a Abin durante o período em que servidores agora detidos teriam utilizado recursos estatais para rastrear alvos da espionagem, entre julho de 2019 e abril de 2022. Na operação desta sexta-feira, a PF prendeu dois servidores da Abin, Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Yzycky, que teriam utilizado o sistema de geolocalização de celulares do órgão para fins não autorizados. As ordens de prisão e afastamento foram emitidas pelo ministro Alexandre de Moraes, e a sede da Abin também foi alvo de buscas.

Governo demite servidores da Abin presos por envolvimento em espionagem ilegal

 Eduardo Izycki e Rodrigo Colli cometeram três infrações administrativas, de acordo com a Casa Civil da Presidência

Abin (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O governo federal anunciou a demissão dos servidores Eduardo Izycki e Rodrigo Colli, que pertenciam à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foram presos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (20), no âmbito da Operação Última Milha, que apura casos de espionagem ilegal na agência durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

O anúncio da demissão ocorreu por meio de uma publicação da Casa Civil da Presidência em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (20). A informação foi noticiada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.