sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Ministério da Saúde admite inadequação de dança erótica em evento oficial

 Pasta reconheceu episódio inapropriado durante encontro de promoção da saúde e enfrenta questionamentos da oposição

(Foto: Reprodução/X)

O Ministério da Saúde emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (6), reconhecendo que a apresentação de uma dançarina em um evento realizado na quinta-feira (5), em Brasília, foi considerada "inapropriada". A pasta lamentou o ocorrido e destacou que essa não representa a política do órgão, destaca o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.

performance controversa ocorreu durante o 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil. Imagens divulgadas mostram uma dançarina realizando movimentos ao som da música "Batcu", de Aretuza Lovi com a participação de Valesca Popozuda.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dança ocorreu durante o intervalo do evento, que contou com apresentações de sete grupos artísticos no total. Em comunicado oficial, o ministério admitiu que "uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada".

Janja e Lula celebram nascimento de 12 “eminhas” no Alvorada: "sem cloroquina"

 A situação atual dos animais é bem diferente da encontrada no governo de Jair Bolsonaro

Janja (Foto: Reprodução/Twitter)

A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, foi vista na manhã desta sexta-feira (6) nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, alimentando os filhotes de emas que ficam no local. Ela deu um pedaço de couve para os animais. Os 12 filhotes nasceram na última quinta-feira (5).

A situação atual dos animais é bem diferente da encontrada no governo de Jair Bolsonaro. Documentos da Emater-DF e da Casa Civil apontam que os animais estavam sem acompanhamento veterinário e a maior parte deles em instalações inadequadas. Segundo o relatório, o governo de Bolsonaro destinou apenas um terço do orçamento anual que seria preciso para manter os cuidados com os animais, incluindo a alimentação adequada. Recentemente, alguns desses animais foram levados ao Zoológico de Brasília, com o acompanhamento do Ibama, para ficarem em locais adequados. Uma das emas morreu na segunda semana de janeiro e outra na última semana.

Morre Moreira Alves, ex-presidente do STF que declarou instalada a Assembleia Constituinte de 87

 Ministro aposentado falece aos 90 anos; legado inclui marco histórico na promulgação da Constituição brasileira

(Foto: STF/ARQUIVO)

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Moreira Alves, faleceu nesta sexta-feira aos 90 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Internado desde 23 de setembro no Hospital DF Star, em Brasília, o magistrado não resistiu às complicações de saúde, destaca a CNN.

Moreira Alves, natural de Taubaté (SP), foi nomeado ministro do STF em 1975, durante a ditadura militar, pelo então presidente Ernesto Geisel. Sua passagem pela presidência do STF, de 1985 a 1987, ficou marcada pela histórica declaração da instalação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987. Ele também ocupou a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1981 a 1982.

O velório do ex-ministro está programado para ocorrer neste sábado (7) no Salão Branco do STF.

Vice da Câmara cobra explicação da Saúde sobre “dança erótica” em evento

 A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi solicitada a dar explicações à Câmara

(Foto: Reprodução/X)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi solicitada a dar explicações à Câmara dos Deputados sobre a apresentação de uma “dança erótica" ocorrida durante um evento realizado pela pasta nesta semana.

"Sempre denunciamos", diz Gleisi sobre revelação de que Torres tentava ligar o PT ao crime no 2º turno em 2022

 Ex-auxiliar de Anderson Torres sofreu "pressão" do ministro para vincular o PT a facções criminosas no segundo turno da eleição presidencial

Gleisi Hoffmann (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reagiu pelo X, antigo Twitter, nesta sexta-feira (6) à revelação de que a ex-diretora do Ministério da Justiça Marília Ferreira sofreu "uma certa pressãodo então ministro Anderson Torres para indicar uma suposta relação entre o PT e facções criminosas durante o segundo turno da eleição presidencial.

"Muito graves as anotações da ex-diretora de Inteligência de Anderson Torres, Marília Alencar, sobre as pressões que recebeu do chefe para forjar acusações contra o PT. Ela colecionava vídeos e postagens com fake News sobre compra de votos e supostas ligações do PT com facções criminosas. Mas a própria Marília escreve que não produziu o documento acusatório que Anderson pediu porque não havia base nenhuma para isso. Sempre denunciamos que esse pessoal do Bolsonaro conspirava pra ligar o PT ao que há de ruim. Agora, eles mesmos confessam. Tem que ir fundo nesta investigação para que os verdadeiros criminosos sejam punidos", escreveu Gleisi.

Paraná registra em setembro 4ª queda seguida de preços de bebidas e alimentos, aponta IPR

 Variação em setembro foi de -0,8%. No mês anterior, o recuo do índice no Paraná havia sido de 1,11% e, antes disso, foi de -1% em julho, e -1,45% em junho. Dos seis municípios que têm dados levantados para compor o índice, o declínio mais relevante visto em setembro foi observado em Londrina (1,61%).

Paraná tem 4ª queda seguida de preços de bebidas e alimentos, aponta índice do Ipardes
Foto: Geraldo Bubniak/ AEN


Com redução de preços em 0,8%, o Paraná teve, em setembro, a quarta queda consecutiva no Índice de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR), calculado mensalmente pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

No mês anterior, o recuo do índice no Paraná havia sido de 1,11% e, antes disso, foi de -1% em julho, e -1,45% em junho.

Dos seis municípios que têm dados levantados para compor o índice, o declínio mais relevante visto em setembro foi observado em Londrina (1,61%), seguido por Curitiba, com variação de -1,20%; Ponta Grossa, -0,93%; Cascavel, -0,43%; Maringá, -0,36%; e Foz do Iguaçu, -0,26%.

Esses resultados seguem na esteira da melhoria generalizada de condições do agronegócio desde o fim do ano passado, como explica o diretor de Estatística do Ipardes, Daniel Nojima, que ressalta a influência da melhoria do clima e a redução de custos de produção.

“Tanto assim que dos 35 produtos pesquisados, quase metade apresentou, de outubro do ano passado até setembro último, decréscimos de preços em níveis significativos, com destaque para óleo de soja, com queda de 30%, e ainda da carne de frango e leite integral”, diz ele, assinalando que, neste último mês, 21 dos 35 produtos tiveram queda de preços.

Municípios mais populosos do Paraná registram queda nos homicídios dolosos em 2023

 O principal destaque é que 13 dos 21 mais populosos encerraram os primeiros oito meses deste ano com queda de homicídios dolosos. Em termos gerais, os homicídios caíram 13%, de 721 para 621, nessas 21 cidades.

Municípios mais populosos do Paraná registram queda nos homicídios dolosos em 2023
Foto: SESP-PR

Os municípios mais populosos do Paraná estão com bons índices de redução de criminalidade em 2023. O principal destaque é que 13 dos 21 mais populosos encerraram os primeiros oito meses deste ano com queda de homicídios dolosos. Os números são de um estudo realizado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatísticas (CAPE) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná com apoio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Em termos gerais, os homicídios caíram 13%, de 721 para 621, nessas 21 cidades.

Os homicídios caíram em Arapongas (75%), Pinhais (75%), Campo Largo (64%), Araucária (58%), São José dos Pinhais (34%), Curitiba (22%), Toledo (21%), Maringá (16%), Ponta Grossa (15%), Fazenda Rio Grande (13%), Cascavel (12%), Almirante Tamandaré (11%) e Foz do Iguaçu (7%). A maior queda em números absolutos foi na Capital, de 178 para 138 (40 a menos), seguida por Campo Largo (de 33 para 12, 21 a menos), Pinhais (de 24 para 6, 18 a menos), Araucária (de 24 para 10, 14 a menos) e São José dos Pinhais (e 41 para 27, 14 a menos).

Dos municípios mais populosos do estudo, apenas Colombo, Londrina, Paranaguá, Apucarana, Guarapuava, Umuarama e Cambé registraram aumentos nos casos de homicídio. Piraquara não registrou aumento ou diminuição (foram 19 casos em 2022 e 2023).

Outro destaque é que Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo não tiveram lesão seguida de morte de janeiro a agosto de 2023, por exemplo. Foram 10 casos em 2022 nessas 13 cidades e apenas dois em 2023, em Arapongas e Curitiba.

Apresentação erótica em evento do Ministério da Saúde irrita oposição (assista ao vídeo)

 

A exibição de uma dançarina durante o encontro para debater a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) irritou a oposição, que nas redes sociais criticou o governo federal. No vídeo, uma mulher dança fazendo poses eróticas enquanto outra pessoa canta. A coreografia não parece ter qualquer relação com o tema do evento.

Como informa Paulo Cappelli, no Metrópoles, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, foi um dos que reagiu ao vídeo. “Chocante como a ideologia contaminou o governo do PT 5!!! É um seminário de Atenção Primária do Ministério da Saúde!!!”, escreveu Nogueira em uma rede social. “Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas num sistema que a OMS colocou em 125º lugar? O cupim identitário está corrroendo o governo por dentro. E Brasil real vê chocado tudo isso”, disse o senador.

Brasil tem a 3ª maior população carcerária do mundo e presídios com 25% de detentos a mais do que caberia; STF cobra solução



 Com a terceira maior população carcerária do mundo, o Brasil terá que definir nos próximos meses como realocar cerca de um quarto dos seus mais de 650 mil detentos. Segundo levantamento do jornal O GLOBO, com base nos dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o total ultrapassa em 165.754 pessoas a quantidade de vagas hoje disponível nos presídios do país.

Os dados mais recentes do Ministério da Justiça mostram que esse contingente está em 1.458 unidades prisionais, o que significa que 25% da população carcerária brasileira está além da capacidade do sistema. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são, respectivamente, os estados que mais registram superlotação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, na quarta-feira, que o governo federal e os governos estaduais devem apresentar um plano para melhorar as condições das prisões do país.


8/1: Moraes vota pela condenação de mais seis réus; veja quem são

 

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (6), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de mais seis réus envolvidos nos atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro. O magistrado propôs penas variando de 14 a 17 anos de prisão, bem como o pagamento de R$ 30 milhões em danos morais coletivos.

O julgamento destes casos teve início nos primeiros minutos desta sexta-feira, sendo conduzido no formato virtual pelo plenário do STF. Nesse processo, as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) estão sendo analisadas por meio de um sistema eletrônico no qual os ministros apresentam seus votos, e advogados podem se manifestar por meio de sustentações orais em áudio.

O processo de análise virtual deve se estender até o dia 16 de outubro, às 23h59, a menos que seja interrompido por pedidos de vista ou destaque, conforme previsto nas regras internas do STF, mecanismos que podem ser acionados por qualquer ministro da Corte.

Ex-diretora do Ministério da Justiça cita "pressão" de Torres para vincular PT a facções criminosas no 2º turno em 2022

 "Havia uma certa pressão para que eu fizesse um relatório que indicasse a relação do PT com facções criminosas", relata anotação feita por Marília Ferreira

Anderson Torres (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Uma anotação encontrada no celular da delegada da Polícia Federal Marília Ferreira, que trabalhou em estreita colaboração com o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) Anderson Torres, sugere que após o primeiro turno das eleições, houve uma pressão para que ela indicasse uma suposta relação entre o PT e facções criminosas, relata a Folha de S. Paulo.

O texto, redigido em primeira pessoa, detalha a mobilização do Ministério da Justiça em resposta à "preocupação" manifestada por Torres em relação ao Nordeste, em particular à Bahia, estado onde o presidente Lula (PT) obteve mais de 72% dos votos válidos, o segundo maior percentual do país.

Essa nota estava armazenada no aplicativo de bloco de notas do celular de Marília, e foi entregue pela Apple à CPMI do 8 de janeiro. Não é possível determinar a data exata em que o texto foi escrito, mas o relatório da Apple indica que as cinco notas do celular estão datadas entre 31 de dezembro de 2021 e 18 de agosto deste ano.

Apucarana abre “Outubro Rosa” com cuidados especiais para as servidoras municipais

 

As ações do  “Outubro Rosa” estão acontecendo desde o início do mês e nesta sexta-feira (06/10), quando ocorreu a abertura oficial da campanha, as atividades foram voltadas para as servidoras municipais. Com o mote “cuidando de quem cuida”, as servidoras tiveram aula de ritmos, café da manhã, aferição de pressão e testes de glicemia, palestras voltadas à saúde integral das mulheres e distribuição de panfletos informativos ao som de saxofone. Durante o mês, as servidoras também terão acesso a diversos exames, de acordo com um cronograma pré-estabelecido.

A abertura oficial aconteceu no salão nobre da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Junior da Femac e de todas as secretárias municipais: Denise Canesin (Mulher e Assuntos da Família), Jossuela Pirelli (Assistência Social), Sueli Pereira (Fazenda), Ângela Stoian (Obras) e Maria Agar (Promoção Artística, Cultural e Turística). A secretária de Educação, Marli Fernandes, foi representada no ato pela superintendente da pasta, Ana Paula Cunha.

O prefeito Junior da Femac lembra que a sugestão de dedicar a abertura oficial às servidoras municipais partiu da equipe. “A Prefeitura tem cerca de 3.600 funcionários, dos quais 2 mil são mulheres. As servidoras municipais são responsáveis por cuidar de milhares de pessoas em diversas áreas e neste mês estaremos proporcionando a elas cuidados especiais”, pontua Junior da Femac.

Vendaval derrubou mais de 60 árvores e danificou 20 residências em Apucarana


A Defesa Civil do Município de Apucarana divulgou nesta quinta-feira (05), levantamento sobre os atendimentos das equipes de campo às ocorrências relacionadas ao vendaval que atingiu a cidade no final da tarde da quarta-feira, (04). “O evento climático, que gerou prejuízos em todas as regiões da cidade, deixando uma pessoa ferida, resultou na queda de 60 árvores, causando danos estruturais significativos em 20 residências. Quatro famílias ficaram desalojadas, sendo acolhidas por familiares”, relata Reinaldo Donizete de Andrade, diretor de Defesa Civil.

Palestra sobre qualidade de vida reúne idosos em Apucarana

 

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Assistência Social, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e Autarquia Municipal de Saúde (AMS), promoveu nesta quinta-feira (05/10), na sede da Adefiap, uma palestra para marcar o Dia da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de Outubro.

Com o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, a ação reuniu cerca de 80 idosos da comunidade e contou com duas palestras, sendo uma ministrada pelo médico-geriatra Dr. Rodrigo Pereira e outra pelo psicogeriatra, Dr. Felipe Arcadepani, atuam no Programa de Atenção ao Idoso do Cisvir do integrantes do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS).

O prefeito Júnior da Femac prestigiou a agenda e destacou a importância do tema. “Quando falamos em envelhecer saudável, não estamos falando apenas na saúde física. Hoje, mais do que nunca, também temos que nos preocupar com a saúde mental. De nada adianta o corpo estar bem e a mente ruim. Diante disto, nossas equipes técnicas, em todas as secretarias, têm buscado levar a mensagem da importância do cuidado integral, de que Apucarana conta com uma rede pública de acolhimento, prevenção e cuidados que está de portas abertas, oferecendo atividades em saúde, educação, assistência social, esporte, lazer, cultura, empregabilidade, entre outras áreas essenciais”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.