domingo, 1 de outubro de 2023

Dallagnol admite erro sobre fundo da Lava jato, faz 'mea culpa' por PowerPoint contra Lula e diz querer disputar prefeitura

 Ex-procurador teve o mandato de deputado federal cassado por unanimidade pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral após ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa


Recém-filiado ao Novo, o ex-procurador e deputado federal cassado Deltan Dallagnol afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que não descarta a possibilidade de disputar a prefeitura de Curitiba (PR) nas eleições municipais de 2024 e admitiu que errou ao tentar criar um fundo de R$ 2,6 bilhões com recursos originários da Lava Jato. Na entrevista, ele também um “mea culpa” sobre o PowerPoint utilizado por ele contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na época em que chefiava a força-tarefa de Curitiba. 

“A minha adesão ao time do Novo é um plano para seguir servindo o país e para que a gente possa levar um exército de pessoas honestas, competentes e apaixonadas pelo Brasil a cargos eletivos em 2024 e 2026. A possibilidade de ser candidato está em aberto. Não descarto colocar meu nome à disposição para concorrer a prefeito de Curitiba”, disse o ex-procurador. 

Lula se recupera bem e pode ter alta já neste domingo, diz boletim médico

 Segundo comunicado, o presidente já "caminhou" e "subiu e desceu escadas" após a cirurgia no quadril

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula (PT) apresenta uma boa recuperação após as duas cirurgias às quais foi submetido na sexta-feira (29). A equipe médica avalia a possibilidade de dar alta ao presidente já neste domingo (1).

Segundo boletim, Lula já "caminhou, subiu e desceu escadas" e passou a última noite "estável".

FUTSAL SÉRIE PRATA: Apucarana empata com AAEMA e vai pegar Medianeira nos play offs


Foto: Reprodução da BoaSmart

Jogando neste sábado (30), no Lagoão, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal, na Série Prata, a equipe do Apucarana Futsal não foi além de um empate em um gol contra a AAEMA de Mariópolis. Com gol de Deninho, o Dragão do Norte vencia o jogo até o finalzinho quando sofreu o gol de empate restando segundos para o encerramento.

Com este resultado o Apucarana encerrou a fase da competição na 4ª colocação no grupo B, com 14 pontos e agora vai enfrentar a equipe de Medianeira que ficou na 1ª colocação no grupo A, com 23 pontos ganhos.

A disputa será pelo sistema de play offs (1º de A x 4º de B), (2º de A x 3º de B), (1º de B x 4º de A) e (2º de B x 3º de A) em duas partidas, com time de melhor campanha jogando a segunda em casa; assim o Apucarana joga a primeira no Lagoão.

Caso no final do segundo jogo, as equipes terminem empatadas em pontos, haverá necessidade de prorrogação em dois tempos de 5 minutos cada. Se a prorrogação terminar empatada, o time de melhor campanha para para as semifinais. As equipes vencedoras dos confrontos passam para as semifinais da competição.

Confira resultados, classificação e confrontos nos play offs.

Resultados

Grupo (A)

Medianeira                10 x 1        Gralha Futsal

Coronel                       10 x 2        Missal

APAF                           6 x  2        São José

 

Grupo (B)

Santa Helena   4 x 2          Cianorte

Apucarana        1 x 1           AAEMA

Palmas               0 x 7          Terra Rica

 

Classificação

Grupo (A)

Medianeira       23

Coronel              22

São José            14

Missal                 13

Apaf (*)               7

Gralha (*)           5

 

Grupo (B)

Santa Helena   19

Cianorte             16

AAEMA             15

Apucarana        14

Terra Rica (*)  13

Palmas (*)          7

(*) Equipes eliminadas

 

Play Offs

Medianeira       x       Apucarana

Coronel              x       AAEMA

Santa Helena   x       Missal

Cianorte             x       São José

As equipes da coluna à esquerda fazem o segundo jogo em casa e joga pelo empate na prorrogação.

 

 

 

CPMI do 8 de Janeiro ouve empresário suspeito de financiar atos golpistas


Eliziane Gama, relatora da CPMI, apresentou requerimento para inquirir o empresário como testemunha - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A CPMI do 8 de Janeiro tem reunião marcada para terça-feira (3), às 9 horas, para ouvir o empresário Argino Bedin. O requerimento (REQ 786/2023) do deputado Carlos Veras (PT-PE) foi de convocação do empresário. O documento registra que Bedin figurou na lista de investigados como possível financiador de atos golpistas.

O deputado acrescenta que Bedin, conhecido no Mato Grosso como “pai da soja”, é um latifundiário sócio de pelo menos nove empresas, que teve as contas bloqueadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


A relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), também apresentou um requerimento de inquirição do empresário (REQ 836/2023), mas como testemunha. A senadora argumenta que “Argino poderá trazer informações de enorme valia para a condução dos nossos futuros trabalhos na presente comissão”.


Fonte: Agência Senado

MPF espera fechar até 1.000 acordos com bolsonaristas acampados em QG do golpe

 

Bolsonaristas na rampa do Congresso Nacional durante atos golpistas de 8 de janeiro. Foto: Reprodução

O Ministério Público (MP) está intensificando esforços para negociar acordos com mais de 1.000 indivíduos que participaram do ataque golpista ocorrido Brasília em 8 de janeiro, quando uma turba de bolsonaristas depredou as sedes dos Três Poderes em uma tentativa de golpe. Carlos Frederico Santos, subprocurador geral encarregado dos processos envolvendo mais de 1.400 pessoas associadas aos eventos golpistas, espera pelo menos 1.000 acordos.

Tais acordos implicam o pagamento de multas, em contrapartida, a não instauração de procedimentos judiciais e, consequentemente, à evitação de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Santos, aqueles que estavam acampados em frente ao quartel-general do Exército, que não avançaram para a Esplanada dos Ministérios e não se aproximaram do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF, estão aptos a negociar acordos de não persecução penal.

Gleisi Hoffman passa bem após cirurgia no coração

 

Revascularização do miocárdio transcorreu com sucesso. Foto: Agência Brasil/Reprodução

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffman, passou por uma cirurgia no coração na manhã deste sábado (30), no Hospital DF Star, em Brasília. De acordo com boletim médico, o procedimento para revascularização do miocárdio transcorreu com sucesso, sem quaisquer intercorrências ou complicações.

Gleisi foi internada na última quinta-feira (28) e, após exames, foi detectada uma obstrução coronariana.

De acordo com o DF Star, o procedimento é rotineiramente realizado em casos de doença arterial coronária. A deputada recebeu dois enxertos de artéria mamária para restaurar a circulação sanguínea adequada ao coração.

Após a conclusão da cirurgia, Gleisi Hoffman foi conduzida à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para observação. “A equipe médica responsável permanecerá monitorando o estado de saúde da deputada, que até o presente momento, apresenta sinais vitais estáveis, indicativos de recuperação progressiva”, diz o boletim.

O boletim médico é assinado pela cardiologista Ludhmila Hajjar, chefe da equipe médica, pelo cirurgião cardiovascular, Fernando Antibas Atik, e pelo diretor médico do Hospital DF Star, Allisson Barcelos Borges.

Bandeira verde permanece em outubro e contas de luz não terão custos extras

Aneel confirma sinalização favorável de geração hidrelétrica e custos menores

(Foto: Romulo Faro)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária em outubro será verde, indicando que não haverá custos extras nas contas de energia elétrica dos brasileiros. A decisão é resultado das condições favoráveis na geração hidrelétrica, mantendo a sinalização verde desde abril do ano passado, destaca reportagem do Metrópoles.

Bancos avaliam redução gradual de parcelamento no cartão e juros do rotativo

 Setor se prepara para negociação conjunta de 90 dias no contexto do projeto de renegociação de dívidas do governo

(Foto: REUTERS/Athit Perawongmetha)

O setor bancário está explorando diferentes estratégias para reduzir as taxas de juros no sistema rotativo de cartão de crédito. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, várias propostas estão sob análise, incluindo um modelo que, gradualmente, buscará diminuir as taxas de juros do rotativo e, simultaneamente, encurtar o prazo para o parcelamento sem juros.

Bolsonaristas fazem relatório paralelo na CPMI para livrar Bolsonaro e pedir indiciamento de Dino e GDias

 Chances de que o documento seja aprovado, porém, são consideradas nulas

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023 (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Parlamentares bolsonaristas e de oposição ao governo Lula estão preparando uma ação conjunta visando a elaboração de um relatório paralelo que se contraponha ao pedido de indiciamento de Jair Bolsonaro (PL), por crimes que vão desde golpe de Estado a escuta telefônica ilegal, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas.

Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, a oposição vai pedir no relatório paralelo os indiciamentos do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por omissão nos atos terroristas do dia 8 de janeiro, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três poderes, em Brasília. episódio do 8 de janeiro, relacionado às invasões aos prédios dos Três Poderes.

Lava Jato negociou com Globo, Miriam Leitão e Josias de Souza para "descer a lenha" em Lula

 "JN é uma ótima!!! Mas de qq forma é bom Tb depois dar uma provocada no Josias, Miriam Leitão, para descerem a lenha", escreveu a procuradora Laura Tesler

William Bonner e Renata Vasconcellos (Foto: Reprodução)

Conjur O dia 26 de novembro de 2018 foi agitado para os procuradores da finada "lava jato". Naquela data, o Ministério Público Federal denunciou o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta lavagem de dinheiro em um negócio na Guiné Equatorial.

Em diálogos obtidos pela "operação spoofing", às quais a revista eletrônica Consultor Jurídico teve acesso, os lavajatistas demonstraram intimidade com a imprensa. Eles comemoraram o fornecimento exclusivo de informações para o "Jornal Nacional", da Rede Globo, e desenharam os desdobramentos da notícia em outros veículos.

"JN é uma ótima!!! Mas de qq forma é bom Tb depois dar uma provocada no Josias, Miriam Leitão, etc, para descerem a lenha", escreveu a procuradora Laura Tesler — os diálogos são reproduzidos nesta reportagem em sua grafia original.

Os procuradores combinaram a estratégia, que envolvia passar a informação para a Rede Globo e, depois, para o jornalista Josias de Souza, com embargo para divulgação apenas depois da veiculação do "Jornal Nacional".