quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Junior da Femac participa do lançamento do novo PAC, no Palácio do Planalto

 

Apucarana já assegurou nova unidade do Minha Casa Minha Vida e vai obter recursos para conclusão de CMEIs e escola  



O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, foi convidado pela Casa Civil do Governo Federal, por meio do Ministro Rui Costa, e esteve presente no evento de lançamento do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília. Do ato participou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e todos seus ministros. Do Paraná, Junior da Femac e Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, participaram como membros da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Na solenidade, Junior da Femac, teve oportunidade de conversar com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é Ministro da Indústria e Comércio. “Apresentamos a ele o potencial da nossa indústria e, em especial, do nosso pólo de vestuário Apucarana, o maior do Paraná e um dos mais importantes do Brasil neste segmento. O vice-presidente Alckmin colocou o ministério da indústria e comércio à nossa disposição para ajudar a indústria apucaranense em suas demandas”, informou o prefeito.

Apucarana realiza 2ª Conferência Municipal da Juventude

 


Foi realizada hoje, no auditório do Senac, a abertura da 2ª Conferência Municipal da Juventude, que tem como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. A programação desta quarta-feira é destinada a debates e apresentação de propostas.

Amanhã, no segundo dia do evento, a partir das 8h30, acontece a plenária para aprovação das propostas de políticas públicas do município para a área, bem como eleição dos delegados para conferência estadual da juventude. A conferência reúne representantes dos diretórios centrais estudantis, grêmios estudantis, de faculdades e universidades de Apucarana, pastoral da juventude, do Núcleo Regional de Educação, e conselheiros municipais da juventude, outras formas organizadas da sociedade.

“Estamos aqui para entender as demandas da juventude. É um momento de vocês externarem o que precisam e nossa função é trazer melhorias para comunidade apucaranense”, afirma o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Danilo Acioli, representando o prefeito Junior da Femac, que estava cumprindo agenda em Brasília.

Vandalismo e furto de transformador afetam abastecimento de água no Correia de Freitas

 

Uma série de depredações e furtos destruiu o sistema elétrico que alimenta o poço artesiano no Distrito de Correia de Freitas. Um transformador, toda a fiação de baixa tensão, cabos da casa de máquinas e o painel de comando elétrico foram furtados. Além disso, a ação criminosa foi seguida de vandalismo, com a destruição do poste padrão e outros itens do sistema.

O prefeito Junior da Femac se mostrou indignado com o acontecimento. “Além dos furtos, vandalizaram o local. Fiquei muito triste e impactado, quando recebi fotos e relatos dos moradores”, lamenta Junior da Femac.

Rachel Sheherazade viraliza ao citar Paulo Freire na 'Fazenda', reality da Record (vídeo)

 "O grupo deles oprime as minorias", afirmou a jornalista

Rachel Sheherazade (Foto: Reprodução/Record)

A jornalista Rachel Sheherazade viralizou nas redes sociais ao citar o educador Paulo Freire durante um discurso na edição da noite desta terça-feira (26) de ‘A Fazenda’, reality show da Record.

“O grupo deles oprime as minorias. O meu caráter é o mesmo dentro e fora do jogo. E eu sou a favor das minorias sempre”, afirmou, rebatendo críticas feitas a ela por Yuri.

A argumentação de Sheherazade repercutiu amplamente nas rede sociais.

Alvos da 17ª fase da Operação Lesa Pátria têm 'histórico continuado' no golpismo

 De acordo com as investigações, os alvos apresentam um padrão de desafio às autoridades, comportamentos provocativos e tentaram ocultar evidências

Atos terroristas em Brasília - 08.01.2023 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os bolsonaristas que foram alvos de mandados de prisão, além de busca e apreensão, no âmbito da 17ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quarta-feira (27) pela Polícia Federal (PF), foram descritos pelas autoridades  como "vândalos com planejamento" e com “perfil de desafiar autoridades em todas as frentes”, diz a jornalista e apresentadora da GloboNews Camila Bonfim, em sua coluna no G1.

De acordo com as investigações, os detidos apresentam um padrão de desafio às autoridades em várias frentes, seja por meio de transmissões ao vivo com teor golpista, seja pela reincidência de comportamentos provocativos, ou mesmo ao tentar ocultar evidências. 

Uma das pessoas presas nesta operação, Basília Batista, já havia sido detida em 9 de janeiro, quando centenas de pessoas foram conduzidas à Academia da Polícia Federal, mas posteriormente foi colocada em liberdade. As investigações possuem informações detalhadas sobre a participação de Batista nos atos de vandalismo no Congresso e seus planos de incitar um golpe de estado.

Internautas apontam suposta embriaguez de Magno Malta durante sessão da CPMI (vídeo)

 Caso foi classificado como “bizarro” pelos internautas e viralizou nas redes

(Foto: Reprodução)

Internautas viralizam um trecho de uma fala do senador Magno Malta indicando uma suposta embriaguez do bolsonarista durante sessão da CPMI do 8 de janeiro nesta terça-feira (26), que sabatinou o ex-GSI General Heleno sobre indícios de sua participação na tentativa de golpe de estado. 

“Gente, esse senhor está visivelmente embriagado e não é pouco não. Eu costumo ficar desse jeito só na sexta”, indicou uma internauta. 

Bolsonarista que fez live na cadeira de Moraes no 8 de janeiro é preso pela Polícia Federal

 Bolsonarista Aildo Francisco Lima foi preso no âmbito da 17ª fase da Operação Lesa Pátria

Aildo Francisco Lima (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Reprodução)


A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (27) o bolsonarista Aildo Francisco Lima, que realizou uma transmissão ao vivo sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes durante a invasão e depredação do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) nos atos terroristas do dia 8 de janeiro. A prisão foi efetuada no âmbito da 17ª fase da Operação Lesa Pátria.

Ao todo, os agentes estão cumprindo três mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. Além de Lima, Basília Batista, que já havia sido detida no dia dos atos golpistas, foi novamente presa em São Paulo.

Lula tem nesta quarta-feira primeira reunião com Campos Neto, presidente do Banco Central

 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad também participará do encontro

Lula e Roberto Campos Neto (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Adriano Machado/Reuters)

O presidente Lula (PT) tem nesta quarta-feira (27) seu primeiro encontro desde a posse com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em uma reunião que também contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Segundo fontes consultadas pela Reuters, o objetivo da reunião será aliviar as tensões na relação entre o Executivo e o BC.

O encontro está marcado oficialmente na agenda do presidente para as 17h30. A única reunião anterior de Lula com o presidente do BC, nomeado por Jair Bolsonaro (PL), ocorreu em dezembro de 2022, durante o período de transição de governo.

Instituto Brasil-Israel critica Flávio Bolsonaro por comparação entre terroristas de Brasília e vítimas do Holocausto

 O senador alegou que as prisões dos manifestantes em Brasília foram feitas "nos moldes nazistas"

Flávio Bolsonaro (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O Instituto Brasil-Israel emitiu uma forte crítica contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por suas declarações polêmicas durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. O senador comparou os extremistas presos por participarem dos atos de 8 de janeiro, em Brasília, às vítimas do Holocausto nazista, uma comparação que foi duramente condenada pelo Instituto.

A declaração de Flávio Bolsonaro, feita durante a sessão da CPMI, foi considerada uma banalização do Holocausto, um evento histórico de extrema gravidade que resultou na morte de milhões de pessoas. O senador alegou que as prisões dos manifestantes em Brasília foram feitas "nos moldes nazistas" e fez paralelos entre as circunstâncias das prisões e o destino trágico das vítimas do Holocausto.

O Instituto Brasil-Israel, que tem como objetivo promover a compreensão e cooperação entre Brasil e Israel, reagiu de forma contundente a essas declarações. Em comunicado oficial, o Instituto afirmou que a comparação feita por Flávio Bolsonaro é "um caso clássico de banalização do Holocausto" e que suas palavras foram "desrespeitosas e ofensivas com a memória das vítimas do Holocausto".

CNJ liberta em mutirão cerca de 22 mil pessoas presas indevidamente

 A presidente do Conselho Nacional de Justiça, a ministra Rosa Weber, foram analisados cerca de 100.396 processos movimentados neste período

Ministra do STF e presidente do CNJ, Rosa Weber (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Rosa Weber, informou nesta terça-feira (26) que a instituição liberou cerca de 22 mil pessoas presas indevidamente. Foi a última sessão da juíza como dirigente da entidade antes de se aposentar.Foram analisados cerca de 100.396 processos movimentados durante 30 dias, de 24 de julho e 25 de agosto, quando a magistrada fez a análise no chamado "Mutirão Processual Penal". Coordenado pelo CNJ, o programa teve apoio dos 27 tribunais de Justiça e dos seis tribunais regionais federais (TRFs) do Brasil. 

TSE exclui Forças Armadas da lista de entidades que podem fiscalizar urnas

 Proposição do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, revê atribuição de militares nas eleições e foi apoiada por unanimidade

(Foto: Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou uma decisão unânime de modificar a lista de entidades autorizadas a participar da fiscalização do sistema eletrônico de votação, excluindo as Forças Armadas. Esta medida foi adotada com o intuito de evitar potenciais controvérsias relacionadas à atuação dos militares nas eleições do ano passado, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), segundo informações do jornal Valor.

Heleno mente à CPMI dos Atos Golpistas e deverá ser indiciado em relatório final

 Heleno afirmou que Mauro Cid não participava das reuniões de Bolsonaro com comandantes das Forças Armadas, mas uma foto o desmentiu.

Augusto Heleno (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Os parlamentares governistas da CPMI dos Atos Golpistas afirmam que, devido suas declarações falsas durante depoimento nesta terça-feira (26), o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Jair Bolsonaro (PL), está sujeito a ser indiciado no relatório final, relata Igor Gadelha, do Metrópoles.

Deputado Rubens Pereira Jr 'janta' Heleno na CPI: 'o senhor foi omisso. Mentir não pode' (vídeo)

 "Estou mostrando a omissão do GSI", afirmou o parlamentar em referência ao Gabinete de Segurança Institucional e ao ex-ministro de Bolsonaro

Rubens Pereira Jr. (à esq.) e Augusto Heleno (Foto: Zeca Ribeiro - Câmara I Agência Brasil)

O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT-MA) bateu duro no general Augusto Heleno, que foi depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas do 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). 

"O senhor tem o direito de ficar calado para não se incriminar, mas de mentir à comissão o senhor não pode. Toda a investigação mostra claramente que esses atos tinham um objetivo: impedir a posse do presidente Lula. Estou mostrando a omissão do GSI. O senhor é omisso", afirmou o parlamentar. 

Investimentos na indústria da saúde podem chegar a R$ 42 bilhões, em novo programa do governo Lula

 Objetivo é reduzir a dependência do Brasil por insumos importados na área de medicamentos, equipamentos e vacinas

Nísia Trindade, Lula, Geraldo Alckmin e Luciana Santos (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta terça-feira do lançamento de estratégias que visam impulsionar a produção nacional de itens essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a dependência do Brasil de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros. Com investimentos previstos de R$ 42 bilhões até 2026, essa iniciativa representa um marco significativo no fortalecimento do setor de saúde do país.

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mais 3 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão expedidos pelo STF

 


Agentes da Polícia Federal estão nas ruas para cumprir três mandados de prisão e outros dez de busca e apreensão na 17ª fase da Operação Lesa Pátria. 

Expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os mandados são cumpridos em endereços de quatro estados da federação — São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. 

Segundo o canal “Globonews”, os alvos da nova fase da operação são “vândalos” ligados aos atos golpistas que culminaram com a depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília. 

Em nota, a PF disse que o objetivo da ação é identificar pessoas que depredaram, instigaram, financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro.