sábado, 16 de setembro de 2023

Defensoria Pública da União vai propor penas alternativas para 181 réus dos atos golpistas

 Essas pessoas foram acusadas de associação criminosa e incitação ao crime, delitos com pena máxima total de 3 anos e 6 meses de prisão

Atos Golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

A Defensoria Pública da União (DPU) está negociando com a Procuradoria-Geral da República (PGR) um acordo de não persecução penal (ANPP) para 181 réus acusados de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A informação foi publicada neste sábado (16) na coluna Grande Angular, no Metrópoles.

Essas pessoas foram acusadas de associação criminosa e incitação ao crime, delitos com pena máxima total de 3 anos e 6 meses de prisão. São casos diferentes dos três primeiros réus condenados esta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em que as penas foram estipuladas entre 14 e 17 anos de prisão.

Internautas apoiam Moraes e "Parabéns ministro" fica entre os assuntos mais comentados nas redes

 Os ministros do STF condenaram dois réus a 17 anos de prisão e um réu a 14 anos de prisão por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro

Alexandre de Moraes (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Internautas demonstram apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das ações judiciais sobre as pessoas envolvidas nos atos golpistas do 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). No Twitter, a expressão "Parabéns ministro" chegou ao trending topic (tópico em tendência), um dos assuntos mais comentados na internet. 

Nesta semana, os ministros do STF condenaram dois réus a 17 anos de prisão e um réu a 14 anos de prisão. Perfis nas redes reagiram. "Esse é o cidadão que mais trabalha e que mais trabalha a favor do estado democrático de direito, em defesa da lei e é uma das pessoas mais importantes desse país!", afirmou. 

Outra pessoa escreveu: "Parabéns ministro Alexandre de Moraes, nosso querido Xandão, grande defensor da nossa democracia!". Um internauta fez a seguinte postagem: "no dia da democracia homenagem mais que justa a quem defendeu o maior patrimônio da sociedade   Parabéns Ministro Alexandre!!!  Parafraseando Drummond: 'Tinha um Xandão no meio do caminho. No meio do caminho tinha um Xandão'. VIVA A NOSSA DEMOCRACIA".

Perfis nas redes detonam Alexandre Garcia após fake news contra o PT: 'covarde golpista' (vídeos)

 Um internauta pediu cadeia para o jornalista

Alexandre Garcia (Foto: Reprodução/ Youtube)

Internautas criticaram Alexandre Garcia neste sábado (16) e lembraram que nesta semana o jornalista deu a notícia falsa contra o PT - segundo o comentarista, barragens de represas construídas por governo petista no Rio Grande do Sul foram abertas de propósito para inundar o estado. O jornalista leu um comunicado emitido pela União, que, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), acionou o Judiciário para ter direito de resposta. 

De acordo com um perfil no Twitter, o "covarde golpista havia sugerido que as enchentes teriam sido provocadas pela abertura de comportas de usinas hidrelétricas no estado". Outra pessoa pediu cadeia para o jornalista. "Teria que admitir que MENTIU e pedir desculpas! Nojo!!".

Pesquisa Datafolha aponta militares arrastados para a corrupção sob Jair Bolsonaro

 Esta é a visão de 61% dos brasileiros, de acordo com o levantamento

“Segurança e desenvolvimento”, lema da ditadura, não foi abandonado por governo Bolsonaro

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que a confiança dos eleitores brasileiros na conduta dos militares durante o governo do presidente Jair Bolsonaro está em declínio. De acordo com os resultados, impressionantes 61% dos entrevistados acreditam que oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades sob a liderança do capitão reformado do Exército. Em contrapartida, 25% dos entrevistados não veem mérito nessas alegações, enquanto 14% afirmaram não ter opinião formada sobre o assunto, segundo reportagem de Igor Gielow, na Folha de S. Paulo.

Blogueiro que divulgou fake news contra Alexandre de Moraes pega cinco anos de cadeia

 Zibenberg compartilhou em sua conta no Instagram uma imagem do ministro Moraes acompanhada de acusações infundadas de corrupção

Ministro Alexandre de Moraes participa da sessão plenária do STF (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Alexandre Cezar Zibenberg, advogado e blogueiro, enfrentará uma pena de cinco anos em regime semiaberto e uma multa equivalente a 117 dias de seu salário por disseminar informações falsas envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão foi proferida pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, segundo informa o jornalista Ancelmo Gois, do Globo.

O episódio ocorreu em junho de 2020, quando Zibenberg compartilhou em sua conta no Instagram uma imagem do ministro Moraes acompanhada de acusações infundadas de corrupção, alegando que o ministro teria recebido suborno do Cartel de Trens, segundo um ex-diretor da Siemens. O post também continha um QR Code que direcionava para um vídeo em que Zibenberg difamava o ministro, acusando-o de abusar do STF para benefício pessoal.

Alexandre Garcia lê resposta da União após notificação extrajudicial da AGU (vídeo)

 O jornalista havia espalhado fake news contra o PT

Jornalista Alexandre Garcia (Foto: Reprodução)

O jornalista Alexandre Garcia, que espalhou fake news contra o PT ao comentar sobre os prejuízos causados por um ciclone a mais de 90 cidades do Rio Grande do Sul, leu uma resposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O comentarista deu a notícia falsa de que barragens de represas construídas por governo petista no Rio Grande do Sul foram abertas de propósito para inundar o estado.

Em Havana, Lula fecha acordo com Cuba para desenvolvimento de vacinas e produtos para a saúde

 Meta é desenvolver produtos inovadores nas áreas de vacinas e medicamentos para doenças crônicas

Lula e Janja em Havana (Foto: Ricardo Stuckert)

Agência Brasil – O Brasil e Cuba retomarão acordo para desenvolvimento em conjunto de produtos para saúde. A medida será firmada durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país da América Central. Lula desembarcou nesta sexta-feira (15) em Havana, capital cubana, onde irá participar da cúpula do G77+China, grupo que reúne 134 países em desenvolvimento além da China.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que integra a comitiva brasileira, a meta é desenvolver produtos inovadores nas áreas de vacinas, medicamentos para doenças crônicas (alzheimer e diabetes) e remédios para gastrite a partir do uso de cana-de-açúcar.

“O Brasil se beneficia de um conhecimento de ponta que Cuba desenvolveu, com investimentos de anos. Como eu disse, o desenvolvimento conjunto, o Brasil com sua expertise em pesquisa clínica e capacidade de produção em escala em laboratórios públicos e privados”, disse.

Prefeitura de Apucarana forma primeira turma do Programa Aprende




Prefeitura de Apucarana formou hoje a primeira turma do Programa de Aprendizagem na Administração Pública Municipal (Aprende). A solenidade de entrega de certificados de conclusão de curso de mil horas ao longo de um ano foi realizada nesta sexta-feira no auditório de Senac.

Uma iniciativa inédita na administração municipal, o contrato de aprendizagem da prefeitura de Apucarana com 50 jovens apucaranenses foi pelo período de um ano. A cada semana, os jovens frequentaram dois dias de aulas no curso de “Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos” do Senac, e mais três dias de atuação prática em setores do prédio da prefeitura e da Autarquia Municipal de Saúde.

Apucarana implanta programa ‘Brigadas Escolares’ na rede municipal de educação



Apucarana é a primeira cidade, na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação, a implantar o programa ‘Brigadas Escolares’ nas sessenta unidades da rede municipal de ensino. Aproximadamente 450 professores e servidores já concluíram a primeira etapa do curso de formação, na modalidade de Educação a Distância (EaD). A abertura da segunda fase, presencial, foi realizada na noite de ontem (15/9) no Cine Teatro Fênix.

O prefeito Junior da Femac destacou a importância do programa ‘Brigadas Escolares’ para a prevenção e o enfrentamento de situações de risco. “Os brigadistas escolares são servidores que recebem treinamento específico para fazer o atendimento básico de outros servidores e estudantes em casos de emergência, liderar o abandono da edificação escolar – se necessário – com segurança, levantar as necessidades de adequação do ambiente e incentivar a construção de uma cultura de prevenção na comunidade escolar,” explicou.