quarta-feira, 19 de julho de 2023

Ministério da Fazenda melhora projeção de alta do PIB em 2023 de 1,9% para 2,5% e vê inflação menor

 Estimativa da Secretaria de Política Econômica para o desempenho da atividade econômica foi elevada de 1,9% para 2,5% e a da inflação caiu de 5,58% para 4,85%

Rua de comércio popular no Rio de Janeiro 23/12/2020 (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

Reuters - A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda melhorou nesta quarta-feira a projeção oficial para o desempenho da atividade econômica neste ano, passando a prever um crescimento de 2,5%, contra previsão de 1,9% feita em maio.

A secretaria também apresentou projeção para o Produto Interno Bruto em 2024, uma estimativa de alta de 2,3%, a mesma prevista em maio.

Campos Neto tenta impor censura a diretores do BC e proibir entrevistas. Alvo é Galípolo

 O BC informou em nota que "todo dirigente do BC tem plena liberdade para expressar livremente suas opiniões nos canais que considerar adequados"

Roberto Campos Neto e Gabriel Gaípolo (Foto: ABR)

Gerou tensão no Banco Central a circulação de um documento interno da autoridade monetária sugerindo que a comunicação com órgãos de imprensa fique subordinada ao presidente Roberto Campos Neto. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, as discussões voltaram à pauta após a posse de Gabriel Galípolo na diretoria de política monetária. 

Após 48 anos da “geada negra”, Apucarana segue apoiando e fortalecendo a cafeicultura

 

Quase 50 anos após a trágica ocorrência da “geada negra”, que dizimou todos os cafezais do Norte do Paraná – principal produto agrícola do estado na época -, Apucarana continua sendo um dos poucos municípios da região, que segue incentivando a cafeicultura e apoiando os produtores.

Após a devastadora madrugada do dia 18 de julho de 1975, outras geadas (de menor impacto) foram registradas nas últimas décadas e, gradativamente, o modelo de cultivo foi ganhando novo formato, priorizando áreas de menor porte e agregando mais qualidade ao produto.

Conselho de Desenvolvimento Urbano define eleição de nova diretoria


 Órgão de assessoramento da Prefeitura de Apucarana, com funções fiscalizadoras e deliberativas, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) agendou para a próxima quarta-feira (26/07), a partir das 16 horas, no salão nobre do paço municipal, eleição do novo presidente e vice-presidente para o próximo biênio.

A transição de mandato foi debatida nesta quarta-feira (19/07), em reunião realizada nas dependências da prefeitura e conduzida pelo atual presidente, Carlos Mendes. “Neste encontro promovemos a posse de membros titulares e suplentes que representam as 20 instituições que compõem o conselho e também tratamos sobre a eleição de escolha da nova diretoria”, esclarece Mendes.

Professores passam por formação continuada visando o início do segundo semestre letivo

 

A Autarquia Municipal de Educação está promovendo mais uma formação continuada aos professores dos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da sua rede. A capacitação, que começou hoje (19/7) e vai até sexta-feira (21/7), de forma virtual, tem como objetivo preparar os docentes para o início do segundo semestre letivo e a construção do Referencial Curricular de Apucarana.

“A educação do nosso município vem se destacando, nos níveis estadual e nacional, graças aos muitos investimentos que temos feito nas unidades de ensino nos últimos anos, como a reforma e a ampliação dos prédios, o enriquecimento da merenda, a oferta gratuita de uniformes e materiais didáticos de qualidade aos estudantes e a inclusão das disciplinas de inglês, espanhol e libras no currículo. Mas o gestor não faz nada sozinho. Nenhum desses investimentos teria sucesso se nós não tivéssemos um time de professores e servidores comprometido em fazer o seu melhor no dia a dia dos CMEIs e Escolas. Muito obrigado a cada um pelo belíssimo trabalho que realizam junto às nossas crianças,” disse o prefeito Junior da Femac.

Ex-deputado do Paraná investigado por prática de “rachadinha” é solto, mas terá de usar tornozeleira

 

Ex-deputado federal Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta. (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Após pagar fiança, o ex-deputado federal Emerson Miguel Petriv, conhecido como Boca Aberta, foi solto, mas terá de usar tornozeleira eletrônica. Petriv foi preso nesta manhã de quarta-feira, 19 de julho, em Londrina, norte do Paraná. A prisão em flagrante por posse ilícita de arma de fogo foi feia pela equipe do núcleo do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Apucarana promove caminhada pela vida e pelo fim da violência contra a mulher



 Com participação aberta a toda população, lideranças políticas, religiosas e comunitárias, juntamente como representantes de instituições de Apucarana de apoio e proteção à mulher, participam neste sábado (22/07), Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, da 1ª Caminhada do Meio-dia.

O evento, que tem início às 11h20 tendo como ponto de concentração a Praça Interventor Manoel Ribas (Praça do Redondo), faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e, localmente, tem organização da Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

Apucarana terá mais de 200 atletas na fase final dos Jogos Escolares do Paraná

 

Anfitrião na fase final da 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), o município de Apucarana terá a presença de mais de 200 alunos/atletas na competição que será realizada de 4 a 12 de agosto na categoria de 12 a 14 anos (masculino e feminino). Na próxima segunda-feira (24/07), às 9 horas, no Centro da Juventude Alex Mazaron, ocorrerá o congresso técnico quando serão conhecidos todos os colégios inscritos de todo o estado.

Na fase final vão competir as equipes que ganharam os títulos da fase municipal de Apucarana nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia e os atletas campeões e vices-campeões no atletismo, tênis de mesa e xadrez. Portanto, competirão alunos dos colégios São José, Platão, Evolução, Mater Dei, Nossa Senhora da Glória, Tadashi Enomoto, Alberto Santos Dumont, Polivalente e Izidoro Luiz Cerávolo.

Polícia Federal espera receber até esta quinta imagens do caso de agressão a Moraes

 Polícia Federal tenta por meio da Interpol e do Departamento de Recuperação de Ativos acelerar o acesso às evidências do ataque ocorrido em Roma, na Itália

Andreia Mantovani, Alex Zanatta (ao centro) e Roberto Mantovani Filho no Aeroporto de Guarulhos (Foto: Reprodução/G1)

A Polícia Federal (PF) está utilizando canais de cooperação policial internacional, incluindo a Interpol, além de acionar o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de agilizar o acesso às evidências do caso de agressão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua família.

A investigação em curso abrange os crimes de injúria, perseguição e desacato. Além disso, há suspeita de calúnia contra um funcionário público, o que pode acarretar uma pena de mais de quatro anos, conforme apurado pela reportagem.

O incidente em questão envolveu a hostilização de Moraes por três cidadãos brasileiros no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, como indicam as investigações conduzidas pela PF. O ataque ocorreu na sexta-feira (14), por volta das 18h45 no horário local (ou 13h45 em Brasília). No domingo, a Polícia Federal já havia solicitado às autoridades italianas a preservação das imagens do aeroporto de Roma, visando garantir acesso futuro. A resposta das autoridades italianas foi favorável ao pedido do órgão brasileiro e a expectativa é de que as imagens cheguem até esta quinta-feira (20).

Escola Municipal de Dança de Apucarana participa do Festival Internacional de Joinville


 Alunas da Escola Municipal de Dança de Apucarana foram uma das atrações do 2º dia de espetáculos do Festival Internacional de Dança de Joinville (SC), nesta terça-feira. A participação do grupo de 15 bailarinas no maior festival de dança do mundo foi no Palco da Sapatilha.

Elas apresentaram a coreografia Sambaurbano. Das coreógrafas Edilaine Nascimento e Milena da Costa, Sambaurbano traz o resgate da identidade brasileira e símbolos nacionais, com as danças urbanas. Cultura afro (raggadance), popular (samba/axé), e suburbana (funk/pop) criam uma fusão repleta de expressividade e ritmos distintos.

Saúde realiza capacitação sobre ‘Assistência de Enfermagem a Pacientes Estomizados’

 


O núcleo de enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana promoveu na tarde de ontem (18) uma capacitação sobre “Assistência de Enfermagem a Pacientes Estomizados”. A qualificação foi ministrada pela enfermeira estomaterapeuta Daniele Bernardi, do Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Universitário de Londrina e referência da área no Norte do Paraná.

Professor Grillo é convocado para a Seleção Brasileira de Atletismo

 O professor de educação física e coordenador geral de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, José Marcelino da Silva, o Grillo, foi convocado nessa semana para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira da modalidade na categoria sub-15 que participará da 2ª edição da Gymnasiade. A competição, que é disputada a nível mundial, está marcada de 17 a 27 de agosto no Rio de Janeiro.

Ex-deputado do Paraná investigado por prática de “rachadinha” é preso em flagrante pelo Gaeco, em Londrina

 

Ex-deputado federal Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta. (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)


O ex-deputado federal Emerson Miguel Petriv, conhecido como Boca Aberta, foi preso nesta manhã de quarta-feira, 19 de julho, em Londrina, norte do Paraná. A prisão em flagrante por posse ilícita de arma de fogo foi feita pela equipe do núcleo do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MPPR).

O flagrante ocorreu durante cumprimento de mandados de busca e apreensão contra um ex-deputado federal investigado por possível prática de concussão (na modalidade de “rachadinha” – desvio de dinheiro de assessores).

Apucarana se prepara para sediar a fase final dos 69º Jogos Escolares do Paraná


 Apucarana sediará entre os dias 4 e 12 de agosto a fase final dos 69º Jogos Escolares do Paraná (Jeps), competição que será realizada com a presença de alunos de 12 a 14 anos, nas categorias masculina e feminina. Nessa terça-feira (18/07) no gabinete municipal em mais uma reunião preparatória para competição o prefeito Junior da Femac e o secretário municipal de Esportes, Tom Barros, se reuniram com o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva, e integrantes da administração municipal e do NRE.

Lula chama agressores de Moraes de ‘animais selvagens’ e diz que é necessário punir quem transmite ódio


Lula durante coletiva em Bruxelas

O presidente Lula deu coletiva de imprensa em Bruxelas nesta quarta, dia 19.

Defendeu a punição aos responsáveis pela agressão contra familiares do ministro Alexandre de Moraes, do STF, comparando-os a “animais selvagens”.

Destacou, ainda, a importância de punir aqueles que espalham ódio. Ele fez tais afirmações enquanto comentava a articulação política e as negociações de cargos no governo.

Lula ressaltou que, ao retornar ao Brasil, buscará um acordo maduro para garantir a tranquilidade no Congresso Nacional, mas enfatizou a necessidade de não agir precipitadamente. Segundo ele, há uma vontade majoritária de eliminar o ódio que surgiu durante o processo eleitoral.

Bolsonaristas usam testemunha fake para culpar filho de Moraes por confusão no aeroporto

Andréia Munarão, Alex Zanatta Bignotto e Roberto Mantovani Filho, agressores de Moraes. Foto: Reprodução

Bolsonaristas estão compartilhando nas redes a informação de que uma testemunha revelou que o filho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria agredido um idoso no aeroporto de Roma, na Itália. A informação, no entanto, é falsa.

O site “Hora Brasília” atribui o relato a um perfil de Facebook de um morador de Belo Horizonte, Minas Gerais. O próprio usuário, entretanto, depois negou que tenha presenciado o caso e disse que somente compartilhou um texto apócrifo que encontrou na internet. A informação é do Estadão.

“Desejo esclarecer que eu não fui testemunha do fato, pois não estava na capital italiana. Eu repostei o que vi na internet e infelizmente não corrigi o post que estava na primeira pessoa dando, de fato, a impressão de que fui testemunha ocular. A todos peço desculpas pelo lamentável engano”, disse o usuário.

Marcos do Val presta depoimento à PF nesta quarta (19)

 

Senador Marcos do Val. (Foto: Reprodução)


O senador Marcos do Val (Podemos) é esperado pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento na sede da corporação, em Brasília, nesta quarta-feira (19). A oitiva está marcada para ocorrer a partir das 14h15.

Marcos terá que esclarecer a suposta trama golpista denunciada por ele, em fevereiro deste ano, por meio de suas redes sociais, envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o ex-presidente e agora inelegível Jair Bolsonaro (PL).

Organizador de motociatas que criticou Bolsonaro diz estar sendo ameaçado: “Querem me encontrar”

 

Jackson Vilar, líder de motociata bolsonarista – Foto: Reprodução


Após publicar um vídeo em que exalta a queda de preços e critica a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-bolsonarista Jackson Villar, empresário conhecido por ter organizado motociatas em apoio ao ex-capitão em São Paulo, disse estar recebendo ameaças.

“Tenho recebido xingamentos e ameaças de vários tipos nas redes sociais. Não falam de morte diretamente, mas que querem me encontrar na rua”, disse o líder do movimento Acelera para Cristo ao UOL. “Não pretendo dar queixa na polícia, deixa eles desabafarem”.

Ele ainda afirmou que Bolsonaro deixou o povo adoecido e admitiu que estava cego também: “Felizmente, abri os olhos. Tem muita gente me chamando de traidor, mas em compensação tem muitos que estão acordando”, ressaltou o ex-bolsonarista.

Balança comercial tem saldo de US$ 45 bilhões no primeiro semestre e previsão é de superávit recorde em 2023

 Impulso da balança comercial se deve ao sólido desempenho do agronegócio e à produção de petróleo nas reservas do pré-sal

Lula e Fernando Haddad (Foto: Reuters/Stephane Mahe | Diogo Zacarias)

As contas externas, que frequentemente são uma fonte de problemas para países emergentes, tiveram um rumo positivo no Brasil e vêm impulsionando a economia do país nos últimos tempos. Graças ao sólido desempenho do agronegócio e à produção de petróleo nas reservas do pré-sal, a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 45 bilhões na primeira metade deste ano, um aumento de 31,5% em comparação com o mesmo período de 2022, informa o jornal O Globo.

Novo ministro do Turismo não garante os votos do União Brasil ao governo Lula

 "Seria presunçoso", disse Celso Sabino

Celso Sabino e Lula (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Ricardo Stuckert/PR)

O recém-nomeado ministro do Turismo, Celso Sabino, do partido União Brasil, assume a pasta com o objetivo de fortalecer a base de apoio ao governo. No entanto, em entrevista ao Globo, ele evitou fazer promessas sobre o aumento de votos por parte de seus correligionários. Sabino destacou que seria "presunçoso" afirmar que conseguiria garantir o voto de qualquer parlamentar, ressaltando que o voto pertence a cada mandato individual.

Auditoria da CGU revela distorção de R$ 16 bilhões nas contas da Saúde em 2022

 Órgão identifica inconsistências nos pagamentos, lançamentos contábeis e controle patrimonial; Ministério da Saúde corrige falhas no valor de R$ 326,6 milhões

Marcelo Queiroga (Foto: Agência Senado)

Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que as contas do Ministério da Saúde, sob o comando de Marcelo Queiroga, em 2022, apresentaram uma distorção impressionante de R$ 16 bilhões, informou o Uol. O relatório aponta para uma série de inconsistências nos pagamentos de despesas, lançamentos contábeis em conta de estoque, além de problemas relacionados à metodologia de controle de perdas e à gestão e controles patrimoniais.

BNDES e fundo da ONU lançam edital de R$ 1 bi para sertão nordestino

 Chamada pública escolherá até quatro projetos de segurança alimentar

BNDES e fundo da ONU lançam edital de R$ 1 bi para sertão nordestino (Foto: Wilson Dias/Ag. Brasil )

Agência Brasil - Cerca de 250 mil famílias de produtores rurais de quatro estados do semiárido nordestino poderão ter à disposição cerca de R$ 1 bilhão para desenvolvimento de projetos de segurança alimentar e de adaptação às mudanças climáticas. Em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), da Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou o edital Sertão Vivo. Até quatro projetos serão escolhidos.

A cerimônia de lançamento ocorreu nesta terça-feira (18) na sede do Consórcio Nordeste, entidade que reúne os nove governadores da região, em Brasília. Além dos presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, e do Fida, Álvaro Lario, o evento teve a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, representando o Consórcio Nordeste.

CPMI diz ao Supremo que cogitou prisão de ex-diretor da PRF

 Há indícios de que o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques teria participado de “fatos preparatórios” aos atos de 8 de janeiro

Silvinei Vasques (Foto: Lula Marques/Ag. Brasil )

Agência Brasil - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro afirmou nesta terça-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que há indícios de que o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques teria participado de “fatos preparatórios” aos atos. Além disso, a comissão disse que cogitou prender Vasques por falso de testemunho.

Acusado de ocultar um apartamento da Justiça Eleitoral, Jorge Viana desmente Estadão: “assassinato de reputação”

 Presidente da ApexBrasil se diz vítima de uma campanha de difamação do jornal, que o acusa de ocultar um apartamento da Justiça Eleitoral

Jorge Viana (Foto: Divulgação/Cebri)

O presidente da ApexBrasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, acusou um repórter do jornal O Estado de S.Paulo de promover uma campanha de assassinato de reputação. O jornal publicou nesta terça-feira, 18, uma reportagem em que acusa o ex-governador do Acre e ex-senador da República de esconder um apartamento da Justiça Eleitoral.

Em nota à imprensa, Viana diz que nunca ocultou bens ou cometeu crime eleitoral ou fiscal, como aponta o repórter Tácio Lorran. “Sobre a movimentação patrimonial de Jorge Viana, a assessoria de imprensa esclareceu ao jornalista que a aquisição do imóvel citado na reportagem nunca esteve sob suspeita ou em meio a qualquer controvérsia”, diz o político, em nota distribuída à imprensa.

Agressores de Moraes agora dizem que foram ofendidos por filho do ministro

 Os responsáveis pela agressão foram alvo de busca e apreensão na tarde de ontem

Andreia Munarão, Roberto Mantovani Filho e Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução | STF)

O casal acusado de agredir Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e seu filho, agora afirma ter sido "gravemente ofendido" pelo filho do magistrado. Após prestar depoimento à Polícia Federal, Roberto Mantovani Filho e Andréia Munarão divulgaram uma nota na qual admitiram ter discutido com a família de Moraes no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, porém negaram qualquer agressão física.

De acordo com a defesa do casal, o incidente não teve motivação política, mas sim surgiu de um desentendimento sobre o acesso à sala VIP do aeroporto italiano. Roberto e Andréia alegam que o filho de Moraes os ofendeu com palavras extremamente pesadas, e que somente a intervenção do próprio ministro pôs fim às ofensas, segundo reportagem do Estado de S. Paulo.