segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
PF pede ao STF investigação sobre origem de bens localizados na casa de Daniel Silveira
Tragédia no litoral norte de SP: Bolsonaro secou verba de 2023 para combate a desastres naturais
O orçamento deixado pela gestão Bolsonaro para o enfrentamento de desastres naturais, tal como o ocorrido no litoral norte de São Paulo, que já vitimou pelo menos 36 pessoas, teve um valor 95% inferior em relação aos anos anteriores, constituindo-se no menor desde a criação dessa verba, destinada para a prevenção de acidentes causados pela natureza.
Ministério da Saúde envia kits de medicamentos e insumos para litoral norte de SP, muito afetado pelas chuvas
O Ministério da Saúde envia, nesta segunda-feira (20/2), kits com medicamentos e outros insumos para a região do litoral norte de São Paulo, área bastante afetada pelas chuvas do fim de semana.
Os kits de apoio contêm 25 tipos de medicamentos e 13 insumos para populações em situação de emergência.
De acordo com o Ministério da Saúde, os kits atendem cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês.
Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras
Em visita ao município paulista de São Sebastião, nesta segunda-feira (dia 20), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu a reconstrução de casas atingidas pelos temporais, desde que em áreas consideradas seguras e aptas para moradias.
Bolsonaro ignorou tragédia na Bahia em 2021 para tirar férias e andar de jet ski
É o mínimo que um líder decente pode fazer pelo seu país. Esse não é o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro. No final de 2021, ele preferiu ficar de folga e passear de jet ski em uma praia de Santa Catarina em vez de visitar a tragédia causada pelas chuvas que atingiram o Sul da Bahia e o Norte de Minas Gerais.
Quando a região chegou a ter 850 mil atingidos pelas chuvas, quase 100 mil pessoas sem moradia e 26 mortos, postagens nas redes sociais mostravam Bolsonaro pescando, andando de je tski e visitando parques de diversão em Santa Catarina.
Governo reconhece estado de calamidade pública em São Sebastião
Decreto foi publicado no Diário Oficial da União
Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desse domingo (19), reconhece estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP). A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas. Pelo menos 36 pessoas morreram.
As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia. Uma criança morreu no município de Ubatuba, também no litoral de São Paulo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (20) a região atingida pelos temporais. A previsão é que ele chegue a São José dos Campos por volta das 10h. De lá, Lula sobrevoa os arredores e desce em São Sebastião. Pelo Twitter, ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.
Sapucaí reúne historiografia e delírio no segundo dia de desfiles
Paraíso do Tuiutí abre os desfiles a partir das 22h
A segunda noite de desfiles da Marquês de Sapucaí, nesta segunda-feira (20) trará histórias reais e imaginadas nos enredos das escolas de samba do Grupo Especial, com fábulas delirantes, historiografia e casos difíceis de acreditar. Os desfiles começam com a curiosa chegada dos búfalos à Ilha de Marajó, contada pela Paraíso do Tuiuti, que entra na avenida às 22h.
Mangueira levanta Sapucaí e é grande destaque do primeiro dia de desfiles no Especial
Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Tijuca e Salgueiro também desfilaram
No primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, a Mangueira fez o desfile mais impactante. Com um belo componente alegórico e com poucos erros, a Verde e Rosa foi mais constante que suas coirmãs. A atual campeã Grande Rio e o Salgueiro fizeram desfiles deslumbrantes, mas pecaram bastante em evolução. Império Serrano, Mocidade e Unidos da Tijuca foram as outras escolas que passaram na Avenida neste primeiro dia de desfiles.
Lewandowski e Gilmar Mendes podem ser decisivos na escolha de ministro do STF por Lula
Lula já fala abertamente que a opinião do ministro Ricardo Lewandowski terá peso na sua escolha para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF), até mesmo por ser ele quem vai deixar o tribunal. A opinião de outro magistrado da corte, no entanto, será levada em conta pelo presidente: a do decano Gilmar Mendes.
Gilmar já teve proximidade com Lula, mas depois se tornou um dos principais desafetos dos petistas no Supremo. A atuação do ministro na fase final da Lava-Jato e na decretação da parcialidade de Sergio Moro como juiz selou a reaproximação.
Auxiliares de Lula avaliam que o petista ouvirá ainda Alexandre de Moraes além de Rosa Weber, por ser a presidente do STF, e Luis Roberto Barroso, que irá sucedê-la. Eles acreditam, no entanto, que as opiniões de Lewandowski e Gilmar terão mais influência sobre o petista.
As informações são de Bela Megale, no Globo on-line.
Governo de SP libera R$ 83 milhões para ajudar cidades afetadas por chuvas no litoral norte
O governo de São Paulo anunciou uma linha de crédito de R$ 83 milhões para ajudar as cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte do estado. Os recursos são oferecidos pela Desenvolve São Paulo, agência de fomento vinculada à SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
O valor pode ser utilizado na execução de obras emergenciais de segurança e aquisição de itens fundamentais, como geradores de energia e veículos especiais.
Lula sobrevoa nesta manhã o Litoral Norte de São Paulo, devastado pelas chuvas
Várias cidades estão em calamidade pública depois do maior temporal da história
247 – O presidente Luís Inácio Lula da Silva chegará às 10h desta segunda-feira, dia 20, em São José dos Campos/SP e junto com ministros de Estado, sobrevoará a região do Litoral de São Paulo, fortemente atingida pelas chuvas nas últimas horas. Às 10h30 se reúne com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião, no centro da cidade (Av. Dr. Altino Arantes, 2) e em seguida, fará atendimento à imprensa. Saiba mais na reportagem da Agência Brasil: