domingo, 5 de fevereiro de 2023

Polícia da França prende quadrilha de brasileiros na Guiana Francesa

Foto ilustrativa de placa mostrando distâncias entre Saint George de l’Oyapock, uma cidade da Guiana Francesa na fronteira com o Brasil. Criminosos brasileiros foram presos na capital Caiena. (Foto: AFP – JEROME VALLETTE) 

A operação na sexta-feira (3) contou com 200 policiais e percorreu oito locais em Caiena, a capital da Guiana Francesa, na costa nordeste da América do Sul. O resultado foi comemorado pelo ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, num tuíte publicado neste sábado (4). Onze pessoas foram presas, incluindo o líder da quadrilha, anunciou o promotor público Yves Le Clair, durante uma entrevista coletiva.

Governo lança programa para reduzir filas no SUS

 Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa terá orçamento inicial de R$ 600 milhões e atenderá a população com cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas

SUS - Sistema Único de Saúde (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Agência Brasil - O governo federal lançará, nesta segunda-feira (6), um programa elaborado para diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. A cerimônia de lançamento será no Rio de Janeiro, a partir das 15h, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Redução de Filas terá orçamento inicial de R$ 600 milhões, conforme previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição – valores que serão repassados a estados e municípios. 

Embaixadora das campanhas vacinais do governo Lula, Xuxa é atacada por Ciro Nogueira

 O bolsonarista recebeu uma enxurrada de críticas

Daniela Carneiro, Janja, Xuxa, Nísia Trindade e Cida Gonçalves (Foto: Claudio Kbene)

Ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) usou o Twitter neste domingo (5) para atacar a apresentadora Xuxa, que será embaixadora das campanhas vacinais do governo Lula (PT). 

"Um governo voltado para o passado chama ídolos do passado. Coerente", escreveu o bolsonarista, que recebeu uma enxurrada de críticas nos comentários de sua postagem.

Nikolas Ferreira faz ataque gordofóbico contra influencer pintada de Globeleza

 

A modelo e ativista Thais Carla e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Fotomontagem

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) praticou gordofobia na noite de sábado (04) contra a dançaria e influenciadora Thaís Carla, nas redes sociais.

'Valdemar dizia que o Bolsonaro era burro', diz ex-mulher do presidente do PL

 "O Valdemar sempre disse que o Bolsonaro é burro e do baixo clero. Mas ele fez uma conta política", disse Maria Christina Mendes Caldeira

Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | REUTERS/Adriano Machado)

Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, líder do Centrão e presidente do PL, criticou a aliança do dirigente partidário com Jair Bolsonaro e afirmou à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que o ex-marido costumava chamar o ex-presidente de “burro”. 

“O Valdemar sempre disse que o Bolsonaro é burro e do baixo clero. Mas ele fez uma conta política. Hoje está liderando esses malucos da extrema direita.

Gleisi reforça críticas a Campos Neto pela taxa de juros abusiva

 "A política monetária de Bolsonaro, Guedes e BC [Banco Central] foi derrotada nas eleições, porque fez o país andar pra trás", destaca a presidente do PT

Gleisi Hoffmann e Roberto Campos Neto (Foto: Gustavo Bezerra | Marcos Corrêa/PR)


 A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reforçou o coro de críticas à abusiva taxa de juros - de 13,75% ao ano - mantida pelo Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto.

Campos Neto, até pouco tempo, estava no grupo de WhatsApp de ministros do governo Jair Bolsonaro (PL). Seu alinhamento ao governo passado leva o presidente Lula (PT) a classificá-lo como quinta-coluna. O objetivo seria sabotar o governo por dentro, levando o país à recessão.

Brasil bate recorde em geração de energia renovável

 Foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês

@Jamil Bittar/Direitos reservados


A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. O resultado, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na última quarta-feira (1°), mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos. No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia.

Segundo a CCEE, o resultado se deu, entre outros fatores, a um cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água e da expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol.

No ano passado, as usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado (45.613 MW médio). As eólicas por 14,6% (9.066 MW médio). Já as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas (PCH), solar e as centrais geradoras hidrelétricas (CGH) foram responsáveis por 11,8% (7.291 MW médio).

Com relação à geração hidráulica, as chuvas de 2022 contribuíram para um aumento de 17,1% na produção das hidrelétricas, para 48 mil MW médios.

Os estados que apresentaram o maior crescimento na produção de energia hidráulica em 2022 foram: Mato Grosso com aumento de 44 MW médio, São Paulo (219 MW médio), Tocantins (51 MW médio), Pará (599 MW médio), Goiás (194 MW médio ), Sergipe (176 MW médio), Rio Grande do Sul (366 MW médio), Paraná (1.728 MW médio), Minas Gerais (1.178 MW médio), Santa Catarina (545 MW médio) e Alagoas (484 MW médio).

“A reversão do cenário crítico de 2021 deixa o país em uma situação muito mais confortável para 2023. Hoje a capacidade instalada desta fonte é de 116.332 MW”, informou a CCEE

Já a geração solar centralizada foi o maior destaque. Este tipo de fonte teve o maior aumento de geração em 2022, de 64,3% na comparação com o ano anterior. Ao todo foram produzidos mais de 1,4 mil MW médios.

Fazendas solares

De acordo com a CCEE, a chegada de 88 novas fazendas solares ao SIN fez com que o segmento alcançasse 4% de representatividade na matriz nacional.

Os estados do Rio Grande do Norte (178 MW médio), da Bahia (666 MW médio) e do Piauí (340 MW médio) forma os que apresentaram aumento na geração por fonte eólica.

A geração eólica cresceu 12,6% no comparativo anual, fornecendo à rede elétrica mais de 9 mil megawatts médios. Atualmente, o país conta com 891 parques eólicos, que juntos somam mais de 25 mil megawatts de capacidade instalada.

A produção de energia a partir da biomassa, que tem como principal matéria-prima o bagaço da cana-de-açúcar, registrou um leve aumento de 0,3%. Com isso, este tipo de fonte entregou ao sistema quase 3 mil MW médios em 2022. Atualmente existem 321 usinas deste tipo, com capacidade instalada total de 14.927 MW.

Fontes não renováveis

Em relação à geração por fontes não renováveis foi de 5.373 MW médio, a maior participação foi por fonte térmica a gás, com 45,0% (2.419 MW médio), seguidp de fonte nuclear com 28,3% (1.522 MW médio), carvão mineral com 12,8% (690 MW médio) e as demais fontes (térmica, GNL, óleo, gás/óleo, importação e reação exotérmica) com 13,8% (743 MW médio).

Fonte: Agência Brasil

PGR denuncia mais 152 pessoas pelos atos golpistas; total chega a 653

 Além de condenação por crimes, há pedido de pagamento de indenização


A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, mais 152 pessoas por envolvimento nos atos terroristas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Segundo a PGR, até o momento, 653 suspeitos de participação nos atos golpistas foram denunciados, no total.

As denúncias – assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos – narram a sequência de acontecimentos até a formação do acampamento no Quartel-General (QG) do Exército, na capital federal.

Segundo as peças, o local apresentava “evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência” dos manifestantes que defendiam a tomada do poder.

Além da condenação pelos crimes apontados, o subprocurador-geral pede que os envolvidos sejam condenados também ao pagamento de indenização mínima, conforme prevê o Código de Processo Penal, “ao menos em razão dos danos morais coletivos evidenciados pela prática dos crimes imputados”.

Denunciados

Os denunciados foram detidos no acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília, e estão presos em unidades do sistema prisional do Distrito Federal, após a decretação das prisões preventivas e as respectivas audiências de custódia. Eles são acusados de associação criminosa e de incitar a animosidade entre as Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais, ambos previstos no Código Penal.

Nas peças, também há o pedido para que as condenações considerem o chamado concurso material, ou seja, que os crimes sejam considerados de forma autônoma e as penas, somadas.

Celeridade

Pela expectativa de volume de ações e com o objetivo dar celeridade ao andamento dos processos que poderão advir das denúncias apresentadas contra envolvidos nos atos golpistas, o subprocurador-geral, que também coordena do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, solicitou a abertura de uma consulta nacional para que procuradores da República lotados em todo o Brasil possam contribuir com o trabalho. Os interessados atuarão em apoio ao Grupo na instrução processual dos casos.

Fonte: Agência Brasil

Acusados de financiar atos golpistas frequentaram “cercadinho” de Bolsonaro no Palácio da Alvorada

 

Três dos 52 suspeitos de financiar os atos golpistas que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes possuem registros de acesso ao chamado “cercadinho” do Palácio da Alvorada.

As anotações são de diferentes datas de 2020 e 2021, quando Jair Bolsonaro (PL) ainda era presidente da República e adotava o hábito de receber grupos de apoiadores pela manhã e pela tarde, nos momentos em que saía do Alvorada e regressava à residência oficial.

Lula faz amanhã primeira viagem para entrega de obras e inaugura série de visitas pelos estados


 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz nesta segunda-feira (6) sua primeira viagem para entregar obras.

Lula participará da inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na cidade do Rio de Janeiro.

A viagem inaugura uma série de visitas que o presidente quer fazer pelos estados para lançar ou relançar obras e programas.

Verdadeiro povo brasileiro defende o STF, diz governador bolsonarista do RJ

 

O governador do RJ, Cláudio Castro. Foto: Reprodução/Diário do Rio

O governador Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, que é alinhado ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), defendeu o Supremo Tribunal Federal em declaração no sábado (04). Ele afirmou que “o verdadeiro povo brasileiro” defende o STF.

A fala de Castro foi feita no Lide Brazil Conference, evento que está acontecendo em Portugal e que conta com a participação dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes (do STF) e Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “O verdadeiro povo brasileiro está com os senhores. Contem com os governos e com os governadores. O que nós queremos é paz para esse país”, disse o governador do Rio de Janeiro ao cumprimentá-los, no início da fala.

PL avalia lançar Michelle Bolsonaro na disputa pelo governo do DF em 2026

 Primeiro passo nesta direção será ela assumir o comando nacional do PL Mulher

Michelle Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

247 - O PL, partido de Jair Bolsonaro comandado por Valdemar Costa Neto, avalia lançar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na disputa pelo governo do Distrito Federal em 2026.  Nesta linha, segundo a coluna da jornalista Juliana Dal Piva, no UOL, “o primeiro passo dentro disso é ela assumir o PL Mulher Nacional. Para isso, Michelle terá um espaço no escritório que foi montado pelo partido também para Jair Bolsonaro”.

Lula avalia que Campos Neto, do Banco Central, sabota seu governo e tenta de forma deliberada levar o Brasil à recessão

 Atual presidente do "Banco Central independente" integra um grupo de whatsapp de ministros de Bolsonaro e mantém a maior taxa de juros real do mundo

Lula - Roberto Campos Neto (Foto: ABr)

247 – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que integra um grupo de whatsapp de 'ministros de Bolsonaro', pode estar sabotando o governo federal, ao manter a maior taxa de juros real do mundo. O objetivo seria levar o Brasil à recessão, prejudicando a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações foram publicadas pela jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

No Alvorada, Lula e Janja encontraram quarto sem cama, mas com armário de armas deixado por Bolsonaro

 Móveis desaparecidos estão sendo tratados como ‘extraviados’ até que a curadoria dos palácios presidenciais tenha informações sobre a localização dos mesmos

Janja e Lula (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

247 - A visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, fizeram ao Palácio da Alvorada, no início de janeiro, não foi marcada apenas pela surpresa resultante da má conservação do prédio deixada por Jair Bolsonaro. Um dos maiores assombros, segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, foi encontrar o quarto presidencial sem móveis, incluindo cama. No local, foram encontrados apenas um cilindro de oxigênio, um cofre para armazenar armas de fogo e algumas poucas poltronas.