sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Apucarana investe R$ 14,6 milhões em veículos, uniformes e materiais didáticos para escolas

 

O prefeito Junior da Femac, o vice Paulo Vital e a secretária Marli Fernandes apresentaram, na tarde desta sexta-feira (3/2), os veículos que foram adquiridos para a Autarquia Municipal de Educação (AME) e os uniformes e materiais escolares que serão repassados aos 12,5 mil estudantes no primeiro dia de aulas (9 de fevereiro). A administração investiu R$ 14,6 milhões na compra dos produtos.

No ano passado, a AME implantou o Sistema Maxi de Ensino nas suas 36 escolas. Já em 2023, a novidade é que a utilização deste sistema será ampliada e beneficiará também as crianças, com idades entre dois e três anos, matriculadas nos 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Apucarana.

Se for verdade, revelação de Marcos do Val terá "consequências muito sérias", diz Lewandowski

 Ricardo Lewandowski classificou como "inadmissível em uma democracia" grampear um ministro do STF, como queria Bolsonaro

Ricardo Lewandowski, Marcos do Val e Jair Bolsonaro (Foto: STF | Clauber Cleber Caetano/PR | Marcos Oliveira/Agência Senado)


247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski disse nesta sexta-feira (3), em declaração a jornalistas durante o Lide, evento que ocorre em Lisboa, Portugal, que as afirmações feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) “são graves e devem ser apuradas para haver uma eventual responsabilização”.

VÍDEO: Enrolado no golpe tabajara, Marcos do Val chora em entrevista

 

Marcos do Val chora durante entrevista (Foto: Reprodução)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) chorou durante uma entrevista à CNN Brasil, nesta sexta-feira (3), ao ser mais uma vez questionado sobre a operação golpista da qual revelou ter sido convidado a participar pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Do Val disse que denunciou o plano de golpe pela sua filha. “Filha, isso é por você. Para deixar um Brasil melhor pra você”, afirmou o senador, chorando.

A repórter Caroline Rosito logo finalizou a conversa: “Senador, obrigada. Então, vamos encerrar a entrevista. Agradeço muito a participação”.

Moraes abre investigação contra Marcos do Val sobre plano golpista

 

O ministro do STF, Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu abrir inquérito contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), que revelou, na madrugada de quinta-feira (2), um suposto plano golpista idealizado pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moraes determinou que “seja autuada petição autônoma e sigilosa, a ser instruída, inicialmente, com a cópia do pedido da Polícia Federal para autorização da realização de sua oitiva, com o despacho de autorização e com o inteiro teor de seu depoimento”.

APUCARANA: Profissionais da Atenção Básica participam de capacitação em Saúde Mental

 

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, por meio da Superintendência da Atenção Básica, promoveu em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (CISVIR) uma capacitação com o tema saúde mental.

No evento, voltado a médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde, o psiquiatra do Cisvir Felipe Branco, abordou sobre o manejo e condutas no tratamento de algumas doenças mentais, como depressão, ansiedade e esquizofrenia, que podem ser conduzidas pelos profissionais que participaram da capacitação. Acompanhar o tratamento e controlar os medicamentos são exemplos de atendimentos que podem ser prestados na atenção básica de saúde. 

Randolfe anuncia que Conselho de Ética vai apurar caso Marcos do Val

 "Não terá CPI que ele quer, mas terá Conselho de Ética", declarou o senador Randofle Rodrigues

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)


 O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, anunciou nesta sexta-feira (3) que será instalado nas próximas semanas um Conselho de Ética para investigar as afirmações do senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre a trama do golpe de estado planejado também por Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira. 

"Não terá CPI que ele quer, mas terá Conselho de Ética", declarou Randolfe em entrevista à GloboNews.

Marcos do Val entrega o jogo do “golpe” e pedirá afastamento de Moraes à PGR

 

O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos)
Foto: Reprodução/Karla Gamba


Na tarde desta sexta-feira (3), em entrevista à CNN Brasil, o senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos) afirmou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes não o orientou a formalizar uma denúncia sobre o suposto plano de grampeá-lo, arquitetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moraes revoga prisão de ex-comandante da PM do DF que teria se omitido no 8 de janeiro

 Segundo o ministro, relatório do interventor Ricardo Cappelli mostra que Vieira "não teria sido diretamente responsável pela falha das ações de segurança" naquele dia

Fabio Augusto Vieira (Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília)


 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou na tarde desta sexta-feira (3) a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Vieira.

Ele é investigado e foi preso por supostamente ter sido conivente com os atos terroristas promovidos por bolsonaristas em Brasília no dia 8 de janeiro.

Moraes confirma encontro com Do Val e chama plano golpista de Bolsonaro de "Operação Tabajara"

 Segundo o ministro, Marcos do Val não quis registrar por escrito a denúncia por se tratar de "uma questão de inteligência". "Levantei, agradeci", contou Moraes

Alexandre de Moraes, Marcos do Val e Jair Bolsonaro (Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Waldemir Barreto/Agência Senado | Reuters/Ueslei Marcelino)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes confirmou nesta sexta-feira (3) ter recebido o senador Marcos do Val (Podemos-ES), que denunciou a trama golpista de Jair Bolsonaro (PL) e do agora ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

O plano de Bolsonaro de usar o senador para grampear Moraes foi classificado pelo próprio ministro como "ridícula", uma "Operação Tabajara".

Policial legislativo, empresário e advogada estão entre alvos da nova fase da Operação Lesa Pátria

 Polícia Federal cumpre três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão contra terroristas bolsonaristas envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 nesta sexta-feira

Empresário Lucimario Benedito Camargo, o Mário Furacão (Foto: Reprodução | Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - Entre os alvos da nova fase da Operação Lesa Pátria deflagrada nesta sexta-feira (3) estão um policial legislativo do Senado, uma advogada e um empresário, informa o jornal O Globo.

'Pelas redes sociais, extrema direita transformou pessoas em zumbis', diz Alexandre de Moraes

 Em palestra, ministro do STF falou também na necessidade de criar "uma legislação internacional em defesa da democracia"

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes 30/10/2022 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 Em palestra nesta sexta-feira (3) por videoconferência no Lide, evento que ocorre em Lisboa, Portugal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou que a extrema direita "transformou pessoas em zumbis" por meio de uma "lavagem cerebral" conduzida pelas redes sociais.

BR-376 é liberada nesta manhã de sexta-feira

 

A BR-376, na altura do km 668 (reprodução de vídeo / PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou nova liberação de tráfego no quilômetro 669 da BR-376, no Litoral do Paraná, a partir das 6h50 desta sexta, 3 de fevereiro. A interdição tinha sido feita às 18 horas desta quinta-feira,2. O motivo é a grande quantidade de chuva no local que eleva o perigo de novos deslizamentos.

É o segundo dia seguido que a rodovia é interditada. Ela foi fechada na madrugada desta quinta-feira, 2 de fevereiro e liberada às 9 horas desta manhã.

Anderson Torres debocha da Justiça e diz que "minuta do golpe" foi escrita por Tiririca

 Sua defesa é feita pelo ex-senador Demóstenes Torres

Anderson Torres (Foto: Agência Brasil | Elaine Menke/Câmara dos Deputados)

247 – O ex-ministro Anderson Torres, que foi preso por facilitar os atos terroristas de 8 de janeiro, decidiu debochar da Justiça. "A defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres ironizou a 'minuta do golpe' e afirmou que, devido aos 'erros de português', teria sido escrita pelo deputado federal Tiririca (PL)", aponta reportagem do Metrópoles.

Ministros do STF já dizem haver elementos para pedir quebra de sigilo de Bolsonaro por golpismo

 Os ex-ministros generais Augusto Heleno e Braga Netto também seriam alvos das investigações

Estátua da Justiça em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasília e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes | REUTERS/Adriano Machado)


247 - Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que já há elementos suficientes para pedir a quebra de sigilo de Jair Bolsonaro por conta de golpismo, informa o Estadão

Os ex-ministros generais Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Braga Netto (vice na chapa eleitoral e ex-chefe da Pasta da Defesa) também seriam alvos das investigações, aponta o jornal. 

Lula fala em alterar autonomia do Banco Central após mandato de Campos Neto

 "Quero saber do que serviu a independência. Eu vou esperar esse cidadão terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o banco central independente"

Lula rebate presidente do BC: "Esse maluco sabe o que está acontecendo com o povo? É tempo de guerra" (Foto: ABr)

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que pode buscar rever a autonomia do Banco Central quando terminar o mandato do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, e criticou o empresário Jorge Paulo Lemann pela crise envolvendo a Americanas após a revelação de um rombo contábil na varejista.

"Quero saber do que serviu a independência. Eu vou esperar esse cidadão (Campos Neto) terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o banco central independente", disse Lula em entrevista à RedeTV.

Senadores dos EUA culpam Bolsonaro por intentona golpista e pressionam por extradição

 Documento responsabiliza Jair Bolsonaro por ter promovido o cerco violento às instituições

Senador Bob Menendez (Foto: Reuters)

247 - Nove membros do Partido Democrata apresentaram no Senado americano uma resolução pedindo que o presidente Joe Biden examine prontamente pedidos de extradição de ex-autoridades do Brasil ligadas aos ataques golpistas às sedes dos três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Reportagem da jornalista Patrícia Campos Mello na Folha de S.Paulo informa que o senador Bob Menendez, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado estadunidense, liderou a redação do documento enviado a Biden. O documento responsabiliza Jair Bolsonaro por ter promovido o cerco violento às instituições.

Em depoimento oficial à PF, Marcos do Val entrega Bolsonaro e diz que ele não se opôs à trama golpista

 Bolsonaro se manteve em silêncio e, em nenhum momento, "negou o plano ou mostrou contrariedade", disse o senador

Marcos do Val e Jair Bolsonaro (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado | Alan Santos/PR)

Sputnik – O senador Marcos do Val (Podemos-ES) disse em depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não manifestou contrariedade quando o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) o apresentou o plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Conforme informou o jornal Estado de S. Paulo, na reunião em que foi apresentado o plano de gravar Moraes estavam presentes apenas o senador, o deputado e o então presidente. A reunião aconteceu em 9 de dezembro e o convite teria partido de Bolsonaro por intermédio de Silveira. O encontro ocorreu em um imóvel ligado ao ex-presidente.

Jean Paul Prates monta diretoria da Petrobrás com quadros técnicos

 Fato relevante foi divulgado nesta quinta-feira

(Foto: Jean/pt.org.com, petrobras/infomoney.com)


SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta quinta-feira que Claudio Schlosser, engenheiro químico com mais de 35 anos de experiência na companhia, foi indicado para a Diretoria de Comercialização e Logística da empresa, segundo fato relevante divulgado pela petroleira.

Pela regra atual, o diretor de Comercialização, juntamente com o presidente-executivo e o diretor financeiro são os responsáveis pelas decisões sobre ajustes em preços de combustíveis como gasolina e diesel.

Em depoimento à PF Anderson Torres tenta eximir Bolsonaro e a si próprio de responsabilidade por minuta do golpe

 Ex-ministro da Justiça de Bolsonaro afirma que minuta do golpe encontrada em sua casa é documento "descartável"

Anderson Torres (Foto: Alan Santos/PR | Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro Anderson Torres disse, em depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (2), que uma empregada pode ter colocado a “minuta do golpe” em uma estante “ao arrumar a casa", informa o Metrópoles.

“Não é por ter sido encontrado na estante que teria importância”, afirmou.

PF deflagra hoje 4ª fase da operação Lesa Pátria contra envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

 


A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), a 4ª fase da operação Lesa Pátria contra atos golpistas praticados em 8 de janeiro. Na ocasião, terroristas bolsonaristas invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília.

São cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo) e no Distrito Federal.

Bolsonaristas espalham fake news para tentar livrar Bolsonaro do genocídio yanomami

 Oswaldo Eustáquio publicou no site Poder DF, registrado em seu nome, que os indígenas desnutridos seriam refugiados venezuelanos

Ato contra Jair Bolsonaro e um indígena Yanomami em Roraima (à dir.) (Foto: Mídia NINJA | Condisi-YY/Divulgação)

PORTO ALEGRE (Reuters) – Com a crescente atenção à gravidade da crise humanitária yanomami nas últimas semanas, alguns políticos e influenciadores aliados de Jair Bolsonaro (PL) passaram a espalhar alegações falsas para tentar dissociar o ex-presidente da tragédia vivida pelos indígenas.

A exposição da crise humanitária ganhou força no dia 20, quando o site Sumaúma noticiou, com base em dados obtidos junto ao governo federal, que 570 crianças yanonamis morreram durante o governo Bolsonaro de causas evitáveis. O número representa um aumento de 29% na comparação com os quatro anos anteriores, nos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). 

Dois dias depois, o blogueiro Oswaldo Eustáquio publicou no site Poder DF, registrado em seu nome, que os indígenas desnutridos seriam refugiados venezuelanos. Ele é investigado nos inquéritos das “fake news” e dos atos antidemocráticos, que correm no Supremo Tribunal Federal (STF).